CREF4/SP inaugura seccional em Presidente Prudente com recursos para atender a todas as demandas

Fachada da seccional do CREF4/SP em Presidente Prudente © CREF4/SP

A abertura da sexta sede tem como principal objetivo atender plenamente os 3 mil Profissionais de Educação Física registrados que atuam na Região Oeste.

Por Paulo Pinto / Global Sports
3 de maio de 2024 / Curitiba (PR)

O Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) realizou no dia 27 de abril a cerimônia de inauguração da seccional na região de Presidente Prudente, que recebeu o nome da proeminente professora doutora Lilian Teresa Bucken Gobbi (CREF 000188-G/SP), em reconhecimento à sua contribuição à Educação Física.

Professor Nelson Leme lembrou que a criação da sede de Presidente Prudente é uma aspiração antiga © CREF4/SP

Segundo a diretoria executiva do CREF4/SP, a nova seccional tem como principal objetivo atender aos 3 mil Profissionais de Educação Física registrados que atuam na Região Oeste, cuja sede está situada a 554 quilômetros da capital do Estado.

Professor doutor Sebastião Gobbi, marido da professora Lilian Gobbi © CREF4/SP

Localizada na Rua Major Felício Tarabay, 1.334 no bairro Vila Nova, a sede regional oferecerá serviços essenciais aos profissionais, além de dispor de amplo auditório para cursos e eventos voltados para o desenvolvimento profissional. A nova a seccional entrará em pleno funcionamento no dia 6 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Não será exigido agendamento prévio, pois o atendimento se dará por ordem de chegada.

Juliana Cesana, Reinaldo Naia Cavazani e Nelson Leme, alunos da professora Lilian Gobbi e prestaram homenagem a ela no encontro © CREF4/SP

A mesa de honra da cerimônia contou com a presença das seguintes autoridades e personalidades: Nelson Leme, presidente do CREF4/SP; Tiago Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente que é Profissional de Educação Física e atua na área escolar; Lucas Fernando Vitale, presidente da Câmara Municipal de Pirapozinho; William Leite, vereador de Presidente Prudente; Rialdo Tavares, primeiro vice-presidente do CREF4/SP; Humberto Aparecido Panzetti, segundo vice-presidente do CREF4/SP; professor doutor Sebastião Gobbi, marido da professora Lilian Gobbi; Ronaldo Bucken Gobbi, filho da homenageada; professora doutora Jamile Santos Codogno, coordenadora do curso de Educação Física da Unesp de Presidente Prudente, colega de Lilian Gobbi; membros da família de Lilian Gobbi; conselheiros e delegados do CREF4/SP.

Ronaldo Bucken Gobbi, filho da homenageada © CREF4/SP

Com sede em São Paulo, o CREF4/SP já estabeleceu seccionais em Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Estão em andamento planos para abrir representações nas regiões da Baixada Santista, Araçatuba, Bauru e São José do Rio Preto, solidificando ainda mais o alcance do Conselho em todo o Estado e fortalecendo ainda mais a relação do CREF4/SP com seus filiados.

Vereadores Lucas Fernando Vitale, William Leite e Tiago Oliveira, com Nelson Leme © CREF4/SP

Anseio antigo

O presidente Nelson Leme iniciou seu pronunciamento lembrando que a criação da sede de Presidente Prudente é uma aspiração antiga. “Desde 2017, um dos principais objetivos do CREF4 é descentralizar as demandas administrativas para que os profissionais em todo o Estado possam receber melhores serviços sem ter de percorrer grandes distâncias. Reforçamos esse compromisso com a nova seccional de Presidente Prudente, que fornecerá serviços essenciais aos Profissionais de Educação Física de toda a Região Oeste do Estado. Imaginem o profissional sair daqui desta região e ter de ir à capital para fazer um registro. É um absurdo! Então, a partir de hoje zeramos essa distância.”

Descerramento de placa da nova seccional de Presidente Prudente © CREF4/SP

O dirigente do CREF4 enfatizou que a nova seccional não será apenas mais uma sede, pois suas instalações disponibilizam uma estrutura diferente das existentes nas outras quatro seccionais.

“Aqui teremos uma base completa para que os nossos agentes de fiscalização possam percorrer os 53 municípios de forma digna, sem ter de deslocar-se a partir da capital. Isso era um absurdo e felizmente, com esta iniciativa, superamos várias etapas e eliminamos vários processos”, disse Leme, que afirmou ainda, que todos os serviços prestados na capital serão implantados na nova seccional.

Nelson Leme cumprimenta o professor Gobbi após o descerramento da placa © CREF4/SP

Cenário acadêmico

Fazendo um apelo à professora doutora Jamile Santos Codogno, coordenadora do curso de Educação Física da Unesp de Presidente Prudente, o presidente do Conselho citou a necessidade de maior suporte acadêmico na disseminação e no reconhecimento da importância do Conselho Estadual de Educação Física.

Público presente na cerimônia de inauguração da seccional de Presidente Prudente © CREF4/SP

“Peço que a Unesp nos dê suporte institucional, porque nós precisamos muito desse apoio. É preciso que nas cadeiras universitárias seja explicado que existe um Conselho Regional de Educação Física, que seja dito que possuímos um código de ética, nem que seja necessário discutirmos o que é este código de ética no banco da universidade. Nós não podemos mais ficar à mercê de Profissionais de Educação Física que se formam e deixam o conselho de lado. Gostem ou não gostem os acadêmicos, a nossa profissão está regulamentada, somos regulamentados e vamos nos manter assim. Ou colocamos toda a vontade e a gana que senti aqui, hoje, quando cantamos o Hino Nacional, na ponta da chuteira da nossa profissão, ou então teremos de questionar a razão da existência de um curso universitário de Educação Física. Então, acho que é importante colocarmos a mão nessa ferida, e fazermos com que as pessoas entendam que a profissão da Educação Física está regulamentada, que somos efetivamente da área da saúde e que vivemos um processo que não permite devaneios e muito menos retrocessos”, concluiu o dirigente.

Colaboradores e dirigentes do Conselho Regional © CREF4/SP

Homenageada

Graduada pela Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, a professora doutora Lilian Teresa Bucken Gobbi defendeu doutorado na University of Waterloo (EUA). Atualmente era professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ela ingressou como professora assistente na Unesp de Rio Claro em 1987. Em 2019 tornou-se Professora Titular na mesma Instituição. Infelizmente, no dia 20 de outubro de 2022, ela faleceu subitamente. Embora ela tenha partido, deixou um imenso legado para a comunidade cientifica. Entre as atividades envolvidas, a professora Lilian Gobbi fundou o Laboratório de Estudos da Postura e da Locomoção (LEPLO, 1997) e o Programa de Atividades Físicas para a doença de Parkinson (PROPARKI, 2008).

https://www.aminovital.com.br/aminovital-r-gold-drink-mix-ajinomoto-15-saches/p