31 de outubro de 2024
Cinco sintomas que podem indicar déficit de Magnésio no organismo
Lucila Santinon, nutricionista da Vitafor, explica que sinais de fraqueza, perda de apetite, fadiga, náuseas e vômitos podem indicar deficiência do mineral no corpo e a necessidade de suplementação nutricional.
Por Leila Peres / Infato Comunicação
2 de outubro de 2024 / Curitiba, PR
O corpo humano sempre dá sinais de que algo está errado com a saúde e estes sinais precisam ser analisados. E você sabia que muitos sintomas como fraqueza, perda de apetite, fadiga, náuseas e vômitos, comuns a diversas doenças, podem ser déficit de Magnésio no organismo? A nutricionista Lucila Santinon, da Vitafor, explica que o mineral desempenha um papel importante em muitas funções fisiológicas.
“O magnésio atua na formação de ossos e dentes, metabolismo energético, metabolismo de carboidratos e gorduras, equilíbrio de eletrólitos, funcionamento muscular, processo de divisão celular, entre outras atividades que promovem o bem-estar integral”, comenta a especialista.
Além desses sinais, a baixa de magnésio em um estágio mais avançado pode apresentar contrações e cãibras musculares, dormência, formigamento, alterações de personalidade, espasmos coronários, ritmos cardíacos anormais e convulsões. Em casos de deficiência grave do nutriente, pode resultar em hipocalcemia (falta de cálcio no sangue) ou hipocalemia (baixo potássio no sangue), comprometendo ainda mais a saúde.
A nutricionista esclarece que o mineral é produzido naturalmente pelo organismo, sendo depositado, em sua maioria, nos ossos, tecidos moles e uma pequena porcentagem no sangue e fluidos extracelulares, porém, nem sempre o metabolismo atua suficientemente sozinho. “A deficiência deste mineral no corpo é mais comum do que imaginamos, devido a diferentes causas e condições. Por isso, é importante estar sempre atento a estes sinais e sintomas”, comenta Lucila.
Alguns alimentos que são fontes de magnésio, são: banana; salmão; feijão preto; espinafre; sementes de abóbora; acelga; abacate; quinoa; amêndoas; castanha de caju e chocolate com 70 a 85% de cacau.
Porém, mesmo com alimentação equilibrada e rica em magnésio, muitas vezes é necessário a suplementação nutricional, sempre seguindo a prescrição de um profissional da saúde.
“Na Vitafor, temos o Magnésio Plus, apresentado na forma de bisglicinato, facilitando a absorção pelo organismo, e cada porção oferece alta concentração do mineral, além da vitamina B6, adicionada à formulação para potencializando as funções cognitivas e metabólicas”, comenta Lucila.