Trabalhadores escalados para os Jogos Olímpicos de Tóquio recebem vacinas para covid-19

O Governo Metropolitano de Tóquio iniciou a vacinação de funcionários e atletas envolvidos em Tóquio 2020 © Getty Images

Trabalhadores envolvidos nas Olimpíadas e Paralimpíadas começaram a receber as vacinas para coronavírus numa medida protetiva para a segurança de ambos os eventos

Por Geoff Berkeley / Inside the Games
22 de junho de 2021 / Curitiba (PR)

De acordo com a Kyodo News, o Governo Metropolitano de Tóquio pretende vacinar cerca de 2,5 mil trabalhadores por dia até o final de agosto. O programa de vacinação começou depois que o governo japonês fechou um acordo com a Pfizer, que fornece a vacina para covid-19 a 40 mil pessoas que trabalharão nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.

Funcionários, voluntários, mídia credenciada e profissionais de saúde estão entre os elegíveis para receber a vacina. Os atletas olímpicos do Japão também estão sendo imunizados depois que as doses foram disponibilizadas devido a um acordo firmado entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Pfizer.

O COI afirmou que mais de 80% das pessoas dentro da Vila dos Atletas terão sido vacinadas ou estarão em processo de vacinação a tempo para os Jogos. Em contrapartida, quase 16% da população japonesa recebeu pelo menos uma dose de uma vacina, enquanto 6% foi totalmente vacinada contra covid-19.

Ao todo, 2,5 mil trabalhadores devem receber uma dose da vacina contra o coronavírus por dia até o início dos Jogos © Getty Images

As medidas rígidas foram implementadas em abril e, originalmente, programadas para expirar no final de maio, mas foram estendidas para ajudar a continuar a tendência de redução dos casos. As prefeituras de Aichi, Fukuoka, Kyoto, Hyogo, Hokkaido, Hiroshima, Okayama, Osaka e Okinawa também estão sob as restrições.

A presença de fãs estrangeiros já foi descartada e uma decisão sobre a possibilidade de os espectadores domésticos poderem assistir a Tóquio 2020 deve ser feita no final do mês. De acordo com o Channel News Ásia, um grupo de importantes especialistas médicos que aconselham o governo japonês, a recomendação é que os Jogos fossem realizados com as portas fechadas para reduzir o risco de disseminação do covid-19.

“Não ter espectadores criaria o menor risco em termos de disseminação de infecções dentro das instalações, então achamos que isso seria ideal”, diz um relatório apresentado aos organizadores do Tóquio 2020 e ao governo.

No início da semana passada, Yasutoshi Nishimura, ministro da Economia do Japão e autoridade eleita responsável pela resposta ao covid-19 do país, anunciou planos para uma mudança no limite de participação em eventos esportivos. Segundo ele, o governo planeja limitar os espectadores a 10 mil, ou 50% da capacidade do local, o que represente o menor número, em áreas onde o estado de emergência foi levantado.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão programados para ocorrer de 23 de julho a 8 de agosto, e os Jogos Paraolímpicos acontecerem entre 24 de agosto e 5 de setembro.