Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e CREF4/SP lançam o Censo Esportivo Paulista

Nelson Leme, presidente do CREF4/SP © Global Sports

O Censo Esportivo Paulista é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva para levantar informações sobre o esporte em todo o Estado de São Paulo

Por Helena Sbrissia e Paulo Pinto / Global Sports
28 de janeiro de 2022 / Curitiba (PR)

Mesa diretora © Global Sports

No dia 12 de janeiro, a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), anunciou a realização do Censo Esportivo Paulista, que vai utilizar uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE). Instalações, orçamento, projetos, programas e competições são alguns dos dados que serão inseridos na plataforma por todos os gestores municipais. De posse das informações, a Secretaria de Esportes terá um panorama do segmento nos 645 municípios do Estado.

O secretário de Esportes do Estado, Aildo Rodrigues, elogiou a iniciativa. “Em uma parceria sem custos ao contribuinte, vamos ter informações objetivas para trabalhar com mais eficiência, levando os benefícios do esporte a cada vez mais pessoas, trabalhando sempre com um perfil municipalista”, disse. Cada prefeitura receberá login e senha para enviar os dados. Para mais informações sobre a plataforma, clique AQUI.

Aildo Rodrigues, secretário de Esportes do Estado de São Paulo © Global Sports

Nelson Leme (000200-G/SP), presidente do CREF4/SP, também avaliou a importância do projeto e cumprimentou o coordenador do IPIE, Fernando Mezzadri. “Estendo esse cumprimento a todas as universidades públicas que tenham em seu DNA o desenvolvimento da sociedade brasileira”, acrescentou. “Isso é um exemplo de cidadania, e esse é o mote da universidade pública: servir a sociedade. Aqui, temos o exemplo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fazendo o lançamento de inteligência esportiva aqui em São Paulo.”

Segundo Leme, hoje a parceria entre a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e o CREF4/SP é forte e consolidada, ao ponto de o anúncio ter sido feito no auditório do conselho, um fato inédito. Ele agradeceu a presença das autoridades e reiterou que serão elas as responsáveis pela realização do Censo Esportivo Paulista.

Fernando Mezzadri, coordenador do IPIE © Global Sports

“Os senhores têm uma importância muito grande nesse trabalho. Alguns Estados já estão avançados nessa questão, portanto, precisamos acelerar o processo. São Paulo sempre foi locomotiva, não podemos ficar para trás. É São Paulo que pulsa, avança e revoluciona todas as atividades do Brasil”, argumentou Nelson.

Sobre os projetos futuros do CREF4/SP, Nelson Leme citou a formação de uma comissão de intervenção esportiva na rede pública do Estado de São Paulo, formada por diretores, secretários de Esporte, conselheiros e diretores do CREF4/SP. “Essa comissão terá o papel de ativar situações esquecidas pelo tempo, como o plano estadual esportivo. É extremamente importante consolidar ações que nos guiem para o futuro. Juntos vamos revolucionar o Estado de São Paulo na questão esportiva.”

Marco Aurélio Pegolo dos Santos (Chuí), secretário executivo da secretaria de Esportes do Estado de São Paulo © Global Sports

O projeto Inteligência Esportiva da UFPR, do qual o censo faz parte, surgiu em 2013 com o objetivo de produzir, aglutinar, sistematizar, analisar e difundir informações sobre o esporte de alto rendimento no Brasil. Seu objetivo é contribuir com a construção de um banco nacional de informações sobre o assunto, a fim de orientar melhorias nas políticas de gestão. Outros objetivos são levantar a história das modalidades esportivas no Brasil, gerar interação com organizações internacionais, levantar e analisar produções científicas na área, interagir com os segmentos específicos, organizar um cadastro de entidades dedicadas ao esporte e disponibilizar informações para quem trabalha, estuda, divulga e promove o alto rendimento no Brasil.

Humberto Panzetti, vice-presidente do CREF4/SP © Global Sports

O projeto Inteligência Esportiva utiliza um banco de dados estruturado, possibilitando o cruzamento de dados e a geração rápida de informações. Atualmente, há cerca de 50 mil atletas de 5 mil instituições cadastrados, perfazendo um volume superior a 3 milhões de registros.

No evento de lançamento, além do secretário Aildo Rodrigues e do presidente Nelson Leme, estiveram presentes o secretário executivo Marco Aurélio Pegolo dos Santos (Chuí), o coordenador do IPIE Fernando Mezzadri e 70 representantes de cidades de todas as regiões do Estado.

Mais de 70 representantes de cidades de todas as regiões do Estado marcaram presença no encontro © Global Sports