29 de outubro de 2024
Reforço para o vestibular na academia
Exercícios contribuem para a melhora da concentração e da velocidade de raciocínio.
Por Paulo Pinto / Global Sports
31 de outubro de 2024 / Curitiba, PR
Novembro chegou e, para quem busca uma vaga no ensino superior em 2025, isso significa que foi dada a largada para a maratona dos vestibulares. Este é o momento de estar atento a todas as variáveis que possam influenciar no desempenho na hora da prova. Isso porque, de acordo com especialistas, detalhes como a manutenção de uma rotina ativa de exercícios físicos podem definir a aprovação de um candidato em detrimento de outro.
Desde a década de 1990, pesquisadores considerados pioneiros na área de fisiologia do exercício como o doutor Paulo de Tarso Veras Farinatti têm destacado os impactos da prática da atividade física na melhoria de funções cognitivas como a memória e a atenção.
De lá para cá, a relação direta entre a atividade física e o desempenho escolar e acadêmico tornou-se uma espécie de unanimidade entre profissionais e acadêmicos, levando, inclusive, o Ministério da Saúde brasileiro a incluir o tema no ‘Guia de Atividade Física para a população brasileira’ publicado em 2021.
Esse amplo reconhecimento dos benefícios de se manter ativo, porém, não significa que as atividades podem ser realizadas de qualquer maneira, sobretudo quando falamos das vésperas das provas.
De acordo com o treinador da Smart Fit Bruno Silva, é preciso levar em conta o nível de experiência do praticante na hora de definir o volume e a intensidade de treino nestes períodos.
“Se o exercício físico faz parte da rotina do praticante, não há necessidade de diminuição de intensidade ou volume do treino, visto que as adaptações já foram alcançadas”, exemplifica o profissional, antes de complementar.
“Já se o praticante iniciou recentemente, é necessário um cuidado maior, pois atividades muito intensas ou volumosas podem gerar um estresse fisiológico que poderão resultar em um estímulo negativo, podendo causar dor tardia, hipotensão e letargia pós-exercício”.
Quanto à modalidade de treino a ser praticada, Silva corrobora o entendimento de pesquisadores como José Carlos Farah, da Universidade de São Paulo, reforçando que tanto os trabalhos cardiorrespiratórios quanto os exercícios de musculação são bem-vindos para quem mira performar nos estudos e nas provas, ao passo que os primeiros melhoram questões como a velocidade de raciocínio e os segundos são essenciais para o controle da ansiedade e da manutenção do foco por longos períodos.
Está se preparando para o vestibular e quer maximizar seu desempenho mental? Confira no vídeo as dicas do treinador Bruno Silva.
Sobre o Grupo Smart Fit
O Grupo Smart Fit detém as marcas de academias Smart Fit, Bio Ritmo, Nation CT e O2, as marcas de academias studios Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym, One Pilates e Jab House, além dos produtos digitais Total Pass e Queima Diária. A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em junho de 2024, o número de clientes ativos chegou a mais de 5 milhões e a companhia possui hoje mais de 1.500 unidades. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 170 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 15 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial.