Projeto pretende estimular a prática de atividade física por idosos

O objetivo é incentivar a participação frequente de pessoas com 60 anos ou mais em atividades físicas e esportivas © karlyukav / Freepik

O PL foi motivado pelo aumento da expectativa de vida da população brasileira e é inspirado em um programa da UFT. A proposta está na Comissão de Esporte e tem como relator o senador Romário (PL/RJ).

Fonte Júlia Lopes / Rádio Senado
6 de fevereiro de 2024 / São Paulo (SP)

Transcrição

A população brasileira está ficando mais velha e uma proposta em pauta no senado quer incentivar a prática de atividade física entre os idosos.

A intenção é garantir o acesso a exercícios físicos de forma segura, orientada e adaptada às necessidades específicas das pessoas com mais idade.

A Política Nacional de Promoção da Atividade Física para a Pessoa Idosa é proposta em um projeto do senador Eduardo Gomes, do PL do Tocantins. O objetivo é incentivar a participação frequente de pessoas com 60 anos ou mais em atividades físicas e esportivas, para melhorar a qualidade de vida, promover a saúde e preservar a autonomia dos idosos. Segundo o texto, a Política vai estimular a criação de programas para o envelhecimento saudável, com profissionais capacitados e campanhas educativas.

O Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Promoção da Atividade Física para a Pessoa Idosa (PL 4.974/2023) é do senador Eduardo Gomes (PL/TO) e tem como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos pelas pessoas com 60 anos ou mais.

Eduardo Gomes explica que o projeto foi motivado pelo aumento da expectativa de vida da população brasileira e é inspirado em um programa da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

“A importância desse projeto é fruto da análise de um estudo feito através da política nacional do idoso e, principalmente, com o aumento de expectativa de vida, tornou-se mais importante esse acompanhamento e o estímulo à atividade física na terceira idade. Isso é fruto, também, da nossa parceria com a Universidade Federal do Tocantins, do programa Universidade da Maturidade, que já completa 17 anos nesse ano, agora. Então, foi possível formular esse texto, fundamental à compreensão da vida moderna, com o aumento de expectativa de vida.”

O projeto está na Comissão de Esporte e tem como relator o senador Romário, do PL do Rio de Janeiro. O texto prevê impulso governamental para a construção de espaços públicos e a manutenção de programas de atividade física para os idosos nas comunidades.

Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Júlia Lopes.

https://www.aminovital.com.br/aminovital-r-gold-drink-mix-suplemento-alimentar-com-9-aminoacidos-essenciais-frutas-vermelhas/p