Programa VidAtiva volta ao Estado de São Paulo com 3.645 vagas para beneficiários

Humberto Panzetti, Coronel Helena Reis, Nelson Leme, Rialdo Tavares e Alcione Souza © Arquivo

Com o objetivo de promover a qualidade de vida na terceira idade, o programa VidAtiva beneficia pessoas com mais de 60 anos e renda familiar de até três salários mínimos

Por  Paulo Pinto / Global Sports
25 de janeiro de 2023 / São Paulo (SP)

Já imaginou um incentivo do governo estadual para promover a prática de atividades físicas nas academias e clubes da sua cidade de forma gratuita? Pois bem, no Estado de São Paulo isso já é realidade, por meio do Programa VidAtiva, da Secretaria Estadual de Esportes, destinado a pessoas com mais de 60 anos com renda familiar de até três salários mínimos.

Como funciona?

O praticante recebe um cartão magnético para o pagamento de academias e clubes com atividades específicas, no valor de até R$ 100 por mês. Mas para continuar a desfrutar o benefício deve comprovar frequência mínima de 75% da carga horária mensal.

Alcione Souza da Silva, assessora técnica da Coordenadoria de Esportes do Estado, explica de que forma é feito o controle de presença dos cidadãos beneficiados pelo programa.

“O VidAtiva é administrado pela Secretaria Estadual de Esportes e operacionalizado pela Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo (Prodesp). A frequência do beneficiário será monitorada pelo estabelecimento credenciado por meio de check-in no aplicativo Poupatempo Digital, disponível para download gratuito em Android e iOS.”

Para a secretaria, este é o tipo de programa que dá resultado, por isso já foram abertas 3.645 vagas, e a expectativa é de que as academias, clubes e centros de treinamento de todo o Estado de São Paulo adotem o projeto, o que certamente dissemirá o acesso ao Programa VidAtiva.

“Esse é o primeiro anúncio relativo a programas em nossa gestão, e fizemos questão que fosse o VidAtiva. Já contamos com uma estrutura de 300 academias credenciadas em 70 municípios. Vamos analisar a demanda e o intuito é ampliar todos os números, principalmente o de beneficiados”, disse a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis.

Maior programa de incentivo à atividade física

Na avaliação de Nelson Leme Junior, presidente do CREF4/SP, este é o maior programa de incentivo à atividade física já realizado pela iniciativa pública. “Este é um programa que visa a inserir pessoas a partir dos 60 anos na prática de atividade física em academias e clubes. Certamente é o maior programa desse segmento realizado pelo poder público. Na minha concepção isso vem ao encontro do que propagamos no CREF4/SP, que é a promoção da saúde por meio da atividade física. A coronel Helena Reis está dando o start a um programa extremamente importante.”

“Neste primeiro momento são 3.600 pessoas beneficiadas, as quais podem usar qualquer uma das academias credenciadas. É indubitavelmente um programa inédito muito importante para o Profissional de Educação Física e para o proprietário de academia, que por meio do VidAtiva poderão recuperar os prejuízos sofridos no período da pandemia. É um programa que, além de toda a questão social, fomenta e incentiva o setor, ao oferecer a prática de atividade física gratuitamente à população paulista. E o governo do Estado de São Paulo inova lançando este programa importante”, acrescentou Leme.

Coronel Helena Reis faz o anúncio do primeiro programa da sua gestão © SEESP

O CREF4/SP é parceiro da secretária estadual e vai fazer a divulgação desse programa, esperando que as mais de 15 mil academias do Estado de São Paulo possam credenciar-se.

“Quero reafirmar que este é, sem dúvida alguma, o maior programa de incentivo para a prática de atividade física do Estado de São Paulo. Destina-se a uma população que realmente precisa, que são os idosos com mais de 60 anos com renda familiar de até três salários mínimos. Enfim, promove a saúde da população e por isso nós o apoiaremos com toda a nossa energia”, concluiu Nelson Leme.

“O segmento de academias passa por uma recuperação econômica pós-pandemia bem difícil e ações como essa ajudam a aumentar a demanda, principalmente nos horários em que as instalações ficam mais ociosas”, avaliou Pedro Sardella, profissional de Educação Física e gestor do seu próprio negócio da capital paulista.

“Estamos muito felizes em poder participar do VidAtiva. A parceria com o governo do Estado tem tudo a ver com nossos valores. Queremos que o maior número de pessoas, independentemente de faixa etária e classe social, tenha a possibilidade de praticar atividades físicas”, afirmou Diogo Corona, diretor executivo da Smart Fit, rede de academias conveniada ao programa.

Estiveram presentes ao evento de lançamento do programa a coronel Helena Reis, secretária de Esportes do Estado; Beto Souza, secretário executivo de Esportes do Estado; Nelson Leme Junior, o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP); Ailton Mendes, o presidente da Associação Brasileira das Academias (Acad Brasil); Humberto Panzetti e Rialdo Tavares, vice-presidentes do CREF4/SP; Diogo Corona, diretor executivo da Smart Fit; e Rodrigo Prado, diretor da Divisão de Esportes do Estado; além de analistas do Bolsa do Povo e outras autoridades do esporte estadual.

Interessados em participar do VidaAtiva devem acessar o site do Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br.) e escolher um dos espaços credenciados pela Secretaria de Esportes em todas as regiões do Estado.

Além do site do Bolsa do Povo, os interessados em requerer o benefício podem ligar para o 0800 7979 800 ou usar um dos tótens de atendimento do Poupatempo.

As academias e clubes interessados em inscrever sua agremiação no programa VidaAtiva devem solicitar informações pelo e-mail vidativa@sp.gov.br

http://www.dmixeventos.com.br