Pesquisadores de Educação Física publicam artigo sobre estratégias de segurança em ambiente escolar

O trabalho busca entregar estratégias de organização do ambiente escolar para possibilitar que as aulas de educação física nas escolas ocorram com segurança para os alunos e professores no contexto da epidemia do novo coronavírus © Adria Crehuet Cano

Artigo publicado no International Journal of Development Research, cujo fator de impacto é acima de 7, foi escrito pelo grupo comandado pelo professor doutor Alexandre Drigo

11 de janeiro de 2022 / Curitiba (PR)

O International Journal of Development Research publicou nos últimos dias de dezembro de 2021, no volume 11, o estudo (Article ID: 23670) intitulado Estratégias para a educação física escolar no contexto pandêmico da covid-19, que tem como autores os professores mestres Hudson Fabricius Peres Nunes, Fernando de Freitas Rosa e Ana Elisa Messetti Christofoletti e os professores doutores Cláudio Silvério da Silva, Leonardo José Mataruna dos Santos, Raiana Lidice Mor Fukushima, Andreia Cristina Metzner e Alexandre Janotta Drigo.

O trabalho busca entregar estratégias de organização do ambiente escolar para possibilitar que as aulas de educação física nas escolas ocorram com segurança para os alunos e professores no contexto da epidemia do novo coronavírus (covid-19).

O objetivo deste estudo foi propor recomendações e protocolos que possam prevenir ou minimizar o contágio pela covid-19 e fornecer segurança para o pleno funcionamento de estabelecimentos de ensino. A metodologia desenvolvida foi do tipo qualitativa e descritiva, e a proposta levou em consideração três cenários possíveis: isolamento social, adaptação gradativa à retomada presencial das atividades com a iminência do vírus e realidade educacional pós-covid-19.

Considerando que o tratamento farmacológico ainda é incipiente, o enfrentamento do vírus requer uma consciência coletiva, bem como ações cooperativas e solidárias de toda a sociedade.

Esse artigo foi publicado numa revista com fator de impacto acima de 7, o mais alto já alcançado pelo grupo até o momento. Orgulhoso, o professor Drigo reflete sobre todas as dificuldades que os pesquisadores enfrentaram no ano passado.

“Chegamos ao fim de 2021 com grande excelência. Publicamos mais um artigo sobre covid-19, três no total, sem verbas ou investimentos. Contamos apenas com garra, competência, organização e a inteligência dos membros do nosso grupo”, disse.

Você pode acessar o artigo na íntegra gratuitamente clicando AQUI.

Autores

Hudson Fabricius Peres Nunes é mestre e atual doutorando pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. Professor de educação física do Instituto Federal de Votuporanga.

Fernando de Freitas Rosa é mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. Professor de educação física da Secretaria do Estado de São Paulo, Rio Claro. 

Cláudio Silvério da Silva é doutor em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. Professor de educação física da Prefeitura de Bauru.

Leonardo José Mataruna dos Santos é professor da Canadian University of Dubai, Faculty of Management, Sport Management Department, Dubai, Arab Emirates e do Coventry University, Centre for Trust, Peace and Social Relations, United Kingdom.

Ana Elisa Messetti Christofoletti é mestre e doutoranda em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

Raiana Lidice Mor Fukushima é doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

Andreia Cristina Metzner é doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro. Professora dos cursos de educação física e pedagogia do Centro Universitário Unifafibe.

Alexandre Janotta Drigo é doutor em Educação Física pela Unicamp, Campinas (SP). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Rio Claro/SP.