Pesquisadores de Educação Física publicam artigo internacional de alto impacto sobre carreira de treinadores paralímpicos

A mesatenista Danielle Rauen nos Jogos Paralímpicos de Tóquio © Wander Roberto / CPB

Artigo publicado no International Journal of Development Research debate questões que envolvem o trabalho de técnico paralímpico sobre formação, capacitação e carreira profissional

Por Paulo Pinto
8 de março de 2022 / Curitiba (PR)

O International Journal of Development Research publicou em janeiro deste ano, no volume 12, o estudo intitulado Perspectivas de Treinadores Paralímpicos Sobre Formação, Capacitação e Carreira, que tem como autores os professores doutores Cláudio Silvério da Silva, Ciro Winckler, Leonardo José Mataruna dos Santos, Heidi Jancer Ferreira, o mestre e doutorando Hudson Fabricius Peres Nunes e o pós-doutor Alexandre Janotta Drigo.

Este estudo teve como objetivo analisar a formação profissional em Educação Física de treinadores do esporte paralímpico, com base em dados que vão desde o início da formação e as perspectivas de capacitação profissional até a consolidação da carreira.

Participaram do estudo 14 treinadores brasileiros medalhistas em Jogos Paralímpicos de Verão nas modalidades de atletismo e natação. Todos eram do gênero masculino, formados em Educação Física, sendo nove da natação e cinco do atletismo; dez deles com especialização, idades de 28 a 54 anos e tempo no cargo de um a 31 anos.

A pesquisa utilizou abordagem qualitativa e entrevista semiestruturada como método de coleta de dados. O estudo evidenciou que a formação profissional em Educação Física dos treinadores em relação aos esportes paralímpicos foi precária para alguns temas, mas imprescindível para outros. Apenas três treinadores apresentaram motivações intrínsecas de escolha intencional para trabalhar no esporte paralímpico, ao passo que os demais ingressaram ocasionalmente.

Brasil e China fizeram a final do goalball masculino dos Jogos Paralímpicos Tóquio © Ale Cabral / CPB

Embora a percepção dos treinadores tenha valorizado a formação formal da academia paralímpica brasileira, um avanço na capacitação de treinadores, é ainda muito recente e restrita ao Comitê Paralímpico Brasileiro, não conveniada e/ou disseminada nas universidades, e carece de estudos de como essa capacitação impacta o desenvolvimento dos treinadores em seu trabalho.

Quanto às perspectivas de carreira, os treinadores consideraram promissoras, muito embora não haja ainda no esporte de alto rendimento, convencional ou paralímpico, brasileiro um plano com critérios e estruturação definidos tanto para o ingresso quanto para o desenvolvimento de uma carreira profissional.

O artigo na íntegra pode ser acessado gratuitamente AQUI.

Referência

Cláudio Silvério da Silva, Ciro Winckler, Leonardo José Mataruna dos Santos, Heidi Jancer Ferreira, Hudson Fabricius Peres Nunes and Alexandre Janotta Drigo. “Perspectives of paralympic coaches on training, qualification and career”, International Journal of Development Research, 12, (01), 53532-53539.

Autores

Cláudio Silvério da Silva é doutor em ciências da motricidade pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, e professor de Educação Física da Prefeitura de Bauru.

Ciro Winckler é doutor vinculado à Universidade Federal de São Paulo, campus de Santos.

Leonardo José Mataruna dos Santos é professor da Canadian University of Dubai, Faculty of Management, Sport Management Department, Dubai, Arab Emirates e do Coventry University, Centre for Trust, Peace and Social Relations, United Kingdom.

Heidi Jancer Ferreira é doutora vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Poços de Caldas (MG).

Hudson Fabricius Peres Nunes é mestre e atual doutorando pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, e professor de Educação Física do Instituto Federal de Votuporanga.

Alexandre Janotta Drigo é pós-doutor pela Unesp, Instituto de Biociências de Rio Claro (SP), e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Rio Claro.