Participantes do ENAC 2023 apontam a necessidade de uma atuação política mais efetiva

Dirigentes e colaboradores do CREF9/PR no fechamento do encontro © Global Sports

Dirigentes de CREFs reunidos em Curitiba puderam trocar experiências e debater tópicos que serão discutidos e definidos nos próximos encontros.

Por Paulo Pinto / Global Sports
9 de agosto de 2023 / Curitiba (PR)

O Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Educação Física (ENAC 2023), realizado pelo Conselho Regional de Educação Física do Estado do Paraná (CREF9/PR) em Curitiba de 21 a 23 de junho, atraiu representantes de onze CREFs de 14 Estados, nos quais atuam mais de 400 mil Profissionais de Educação Física devidamente registrados.

Gustavo Chaves Brandão, presidente do CREF9/PR © Global Sports

A importância de reunir os dirigentes regionais e a necessidade de atuação política mais consistente foram alguns dos elementos destacados pelos participantes entre os temas abordados no ENAC. Outro ponto comum nos comentários foi o reconhecimento cada vez mais nítido da importância dos Profissionais de Educação Física. E não faltaram elogios à grandiosidade e à organização do evento e ao presidente do CREF9/PR, Gustavo Chaves Brandão, enquanto mentor intelectual.do encontro.

Rogério Jean Moura Gonçalves, presidente do CREF13/BA © Global Sports

Rogério Jean Moura Gonçalves, presidente do CREF13/BA, agradeceu a acolhida e apontou os resultados do ENAC. “A prova que nós tivemos com este evento é que a Educação Física pode sim estar representada na Câmara, na Assembleia Legislativa e na área da saúde. Temos enfrentado dificuldades, mas quero lembrar que 2024 é um ano de eleição no sistema CONFEF/CREFs e que podemos mudar de fato os rumos da nossa profissão que necessita de maior atuação e representatividade política.”

Nicole Azevedo Silva, presidente do CREF7/DF © Global Sports

O dirigente baiano enfatizou que os Conselhos Regionais são o Sistema e que é preciso encontrar novas formas de diálogo. “Este tipo de evento, com este nível, demonstra que somos extremamente capazes de fazer política pública envolvendo os profissionais.” E encerrou convidando os presentes a participarem do encontro que se realizará em seu Estado em outubro.

Paulo Maes, presidente do CREF3/SC © Global Sports

Para Alessandro Gamboa, presidente do CREF2/RS, o ponto alto do ENAC 2023 foi a palestra do professor Humberto Aparecido Panzetti, presidente da Associação Brasileira de Secretários Municipais de Esporte e Lazer e vice-presidente do CREF4/SP, sobre a Lei Geral do Esporte.

“É preciso demonstrar à sociedade como um todo a importância do Profissional de Educação Física para ministrar os esportes em geral. Então, o pronunciamento do Panzetti foi revelador e muito esclarecedor”, disse. O dirigente gaúcho elogiou o CREF9/PR pela a organização do evento, dizendo que esses encontros são de suma importância por demonstrar a coesão dos presidentes que batalham pelo avanço concreto da profissão.

Dirigentes dos CREFs com Hélio Renato Wirbiski, secretário de Esportes do Paraná © Global Sports

Humberto Aparecido Panzetti, presidente da Associação Brasileira de Secretários Municipais de Esporte e Lazer e vice-presidente do CREF4/SP, destacou o gigantismo e a abrangência política atingidos na construção da agenda do ENAC 2023.

“Quero parabenizar o nosso presidente Gustavo Brandão pela importância política e o gigantismo obtidos por meio da agenda desse evento. Desejo também reforçar a relevância dos ENACs para o desenvolvimento da Educação Física no Brasil. Se nós não construirmos um sistema que fale com a sociedade e que proponha políticas claras e objetivas, nós não iremos ficar ao lado dela e não poderemos atuar naquilo que é de nossa responsabilidade. E são esses Encontros Nacionais dos Conselhos Regionais de Educação Física que conseguem promover a integração com o sistema. Temos aqui regiões diferentes de um País continental, com culturas e particularidades específicas e políticas variadas. Se nós não promovermos esses encontros, vai ficar muito difícil termos um sistema unido e em consonância com aquilo que a coletividade necessita.”

Paulo Ferreira, presidente do CREF10/PB © Global Sports

Ao elogiar a forte mobilização dos Conselhos Regionais no encontro, Paulo Maes, presidente do CREF3/SC estendeu elogios ao presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná e demais organizadores de um evento repleto de inovações.

“O ponto alto do ENAC deste ano foi mostrar que precisamos estar cada vez mais unidos e fortes politicamente para conquistar os avanços diários da nossa profissão. Mais uma vez contamos com a participação de vários conselhos regionais e o nosso objetivo maior é valorizar e dar protagonismo ao profissional de Educação Física.”

Guilherme Stival Gaspari, segundo vice-presidente do CREF9/PR © Global Sports

Sandow Feques, presidente do CREF21/MA, destacou a importância de reunir os presidentes de Conselhos Regionais e elogiou Gustavo Brandão e sua equipe pela escolha dos temas abordados, coerentes com as necessidades dos dirigentes.

“Vamos torcer para que os próximos encontros se mantenham exatamente nesse nível, tranquilo, com discussões sérias e seguras e de assuntos que realmente interessem à Educação Física e aos seus profissionais”, afirmou.

Humberto Aparecido Panzetti, presidente da Associação Brasileira de Secretários Municipais de Esporte e Lazer e vice-presidente do CREF4/SP © Global Sports

A renovação conseguida na Paraíba foi um dos pontos abordados por Paulo Ferreira, presidente do CREF10/PB, lembrando a resistência ao conformismo do CONFEF. E cobrou mais atuação de todos: “Não basta trabalhar usando o que a legalidade nos atribui, temos de estar sempre ouvindo os nossos profissionais, temos de ir às ruas. Vamos fazer diferente; se não for para trabalhar e mudar o que aí está, é melhor não assumirmos a direção dos conselhos”.

Dirigentes no encontro © Global Sports

Representando o professor Lúcio Francisco Antunes Beltrão Neto, presidente do CREF12/PE o secretário Felipe Lira contou que após várias brigas judiciais desde 2018 a nova gestão mudou a cara do conselho pernambucano que hoje caminha lado a lado com o Profissional de Educação Física e a sociedade.

“Trouxemos os profissionais para dentro da instituição e temos um índice de aprovação altíssimo. Temos hoje um presidente e conselheiros de verdade, que hoje vão às academias, que escutam os profissionais.” Ao agradecer ao presidente do CREF9/PR pela organização do encontro, Lira afirmou que se espelha no exemplo de outros conselhos para melhorar a atuação em Pernambuco.

Eliana de Mattos Carvalho, presidente CREF11/MS © Global Sports

Irineu Furtado, ex-presidente do CREF3/SC, por sua vez, falou sobre a importância das câmaras de orientação e ética profissional. “Nós temos uma missão muito grande na educação dos nossos jovens para a igualdade, a saúde e a ética na Educação Física e no esporte escolar e de rendimento de maneira geral”, afirmou. Como integrante do órgão em sua região, agradeceu a todos que levam informação orientação aos profissionais e cobrou uma atuação mais intensa do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

Alessandro de Azambuja Gamboa, presidente do CREF2/RS © Global Sports

Johnson Furtado, presidente do CREF8/AM/AC/RO/RR, lembrou que o conselho que preside representa quatro Estados: Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia, ou seja, a maior parte da Região Norte, onde as grandes distâncias entre as sedes e as cidades dificultam significativamente a comunicação e a execução de programas e demais atividades.

“Os problemas são muitos devido às questões geográficas dos quatro Estados que compõem a nossa região, mas hoje eu quero apenas agradecer ao CREF9/PR e ao professor Gustavo Chaves Brandão e sua diretoria, pela acolhida calorosa e pelo evento grandioso”, resumiu Furtado.

Sandow de Jesus Goiabeira Feques, presidente do CREF21/MA © Global Sports

Presença feminina

Eliana de Mattos Carvalho, presidente CREF11/MS, destacou a presença de duas mulheres no encontro, das três que comandam conselhos regionais. Embora reconheça que o número é pequeno diante das 22 representações estaduais, ela vê algum progresso. “A mulher já começa a se destacar e a ocupar alguns lugares, e isso é muito importante porque precisamos de mais engajamento feminino”, disse.

Rogério Gonçalves, Gustavo Brandão, Paulo Maes, Alessandro Gamboa e Irineu Furtado na Assembleia Legislativa do Paraná © Global Sports

Ela elogiou a realização desses encontros, nos quais sempre obtém informações para melhor exercer o seu trabalho, e lembrou que o próximo será na capital de seu Estado, Campo Grande, agora em agosto. “Espero que seja tão bom quanto este”, concluiu.

Johnson Furtado, presidente do CREF8/AM/AC/RO/RR © Global Sports

Outra presença feminina, Nicole Azevedo Silva, presidente do CREF7/DF, destacou os encontros de secretários e a audiência pública simultâneos ao evento de Curitiba, “que elevaram ainda mais a qualidade do ENAC”. Para ela, foi uma satisfação participar desse grupo, constituído de pessoas comprometidas, que levam a Educação Física a sério.

“Estamos tentando mudar um pouco a característica do nosso sistema e eu acredito que ações como esta isso tem sido possível, pelo menos nas nossas regionais. Esperamos que em breve a gente consiga ampliar ainda mais esse nosso esforço e nossa interferência dentro do Sistema.”

Felipe Lira, secretário do CREF12/PE © Global Sports

Importância para o Paraná

Guilherme Stival Gaspari, segundo vice-presidente do CREF9/PR, elogiou o encontro pelo intercâmbio e pela oportunidade de aprender boas práticas com os CREFs de outras regiões, que por sua vez aprenderam com a experiência paranaense.

“O ponto alto do ENAC foi o evento na Assembleia Legislativa do Paraná, quando dialogamos com profissionais de outras áreas da saúde e reafirmamos o nosso interesse em contribuir para o bem-estar e a saúde da população em geral, seja atuando preventivamente ou no reestabelecimento da coletividade.”

Joel Oliveira de Souza, segundo secretário do CREF9/PR © Global Sports

Joel Oliveira de Souza, segundo secretário do CREF9/PR, considera o ENAC algo essencial que, embora surgido apenas no ano passado, vem tomando uma dimensão extremamente importante para a Educação Física de todo o País. Neste encontro, segundo ele, foi possível discutir as realidades de outros Estados, identificando o que funciona para replicar nas próprias regiões.

Gustavo Brandão com Nicole Azevedo Silva e Eliana de Mattos Carvalho © Global Sports

O conselheiro falou ainda sobre o novo formato da graduação, que vai causar mudanças no mercado de trabalho. “Acredito que a Educação Física no Paraná só tem a ganhar com os conhecimentos adquiridos. Temos condições de avançar não só na atuação profissional, mas também por contato direto com o setor acadêmico.”

Irineu Furtado, ex-presidente do CREF3/SC © Global Sports

Em seu pronunciamento final sobre o ENAC 2023, o professor Gustavo Brandão parabenizou toda a equipe do CREF9/PR pela realização de um evento grandioso e enalteceu a presença dos colegas que representam 14 Estados e mais de 400 mil Profissionais de Educação Física registrados.

“Fico muito feliz por participar desse grupo de dirigentes realmente comprometidos com os destinos da profissão, grupo que me acolheu já nas reuniões iniciais de que participei no Conselho Federal de Educação Física. Este é um grupo no qual se discute verdadeiramente a Educação Física e que claramente está avançando mais nas discussões e propostas de melhoria do Sistema. O grupo está melhorando verdadeiramente a qualidade da Educação Física no Brasil. Dessa forma, agradeço a presença de todos, pois o mais importante é mantermos este intercâmbio dos Conselhos Regionais para o fortalecimento da nossa profissão.”

Dirigentes no encontro © Global Sports