O que vem da sala de aula do município Primavera de Rondônia (RO) antes da pandemia

Este artigo evidencia a necessidade de uma Educação Física escolar moderna e abrangente, que promova benefícios reais a médio e longo prazos na vida futura dos alunos

Esta iniciativa necessidade de uma Educação Física escolar moderna e abrangente – © Arquivo

 

O projeto realizado com as turmas do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Severino dos Santos, em Primavera de Rondônia (RO), surgiu da necessidade de dinamizar as aulas de Educação Física, oferecendo opções voltadas para saúde das pessoas. Para tornar a disciplina mais interessante e atraente, os alunos, alguns deles já adultos, foram incentivados a buscar a prática de exercícios físicos fora do ambiente escolar.

As aulas foram ministradas numa academia, por sinal a única da cidade, e mostraram-se realmente muito produtivas. Houve toda uma movimentação por parte dos alunos interessados em aprender e participar das atividades. A iniciativa possibilitou que muitos alunos experimentassem prática de atividade física pela primeira vez, refletissem, e tomassem gosto, passando a frequentar a academia dias depois.

O objetivo da aula nesse ambiente foi realmente mostrar aos alunos a necessidade de movimentar o corpo. A mudança de local favoreceu a ampla discussão sobre diversos fatos que todo cidadão deveria saber sobre treino em academia. Isso inclui a necessidade de avaliação física antes, durante e após treinamento; importância da elaboração de uma ficha de treino, conhecimento dos aparelhos de musculação e sua regulagem; e demonstração de como os grupos musculares são trabalhados. Os alunos foram informados ainda sobre as diferenças entre aparelhos e pesos livres, sobre os cuidados no ambiente da academia, vestimenta adequada e regras de comportamento numa academia.

Diante de tudo isso, podemos destacar que esses alunos num futuro muito próximo vão tornar-se adultos ativos, um pouco mais conhecedores do ambiente de academia – sobre o qual ainda há muita desinformação. Muitas pessoas buscam uma academia para treinar sem nenhuma base de conhecimento sobre a natureza dos treinos e como alcançara os resultados desejados. O próximo passo agora será realizar uma aula prática na academia montada pela prefeitura na praça da cidade, mostrando a importância cada aparelho instalado ao ar livre e os cuidados para sua manutenção.

Neste projeto tive a honra de trabalhar, ensinar e aprender com uma aluna com deficiência visual total, à qual pudemos mostrar como funciona a estrutura de uma academia, em especial a esteira, na qual ela pôde sentir e andar, obtendo enorme sensação de prazer, alegria e felicidade, experiência que talvez seja inédita em sua vida.

Entendo que a realização desta aula fora do ambiente escolar evidencia a necessidade de uma Educação Física escolar moderna e abrangente em toda a sua fase escolar do aluno, contribuindo com a aquisição de hábitos saudáveis e proporcionando benefícios a médio e longo prazos na vida futura de cada um.

 

Muitas pessoas buscam uma academia sem nenhuma base sobre a natureza dos treinos e como alcançaram resultados desejados – © Arquivo

 

Professor Imanuel Prado Ferreira (CREF 001336-G/RO) é licenciado e bacharel em Educação Física, pós-graduado em Pedagogia do Esporte e Liderança e Gestão Pública, servidor público no Estado de Rondônia, coordenador de Educação Física e Arte CRE Pimenta Bueno e conselheiro do CREF8/AM/AC/RO/RR.