Gustavo Brandão mostra a importância da Educação Física em todas carreiras relacionadas a atividade física

Gustavo Brandão ressalta que a formação em Educação Física abrange conceitos essenciais, como anatomia humana e biologia © Global Sports

O dirigente paranaense argumenta que a formação nessa área envolve conhecimentos fundamentais sobre o movimento humano, indispensáveis para quem pretende atuar no campo esportivo, na educação, no lazer e na saúde.

Por Paulo Pinto / Global Sports
2 de dezembro de 2023 / Curitiba (SP)

Nesta quarta participação do Fórum do Presidente, Gustavo Brandão, presidente do CREF9/PR, destaca a importância da Educação Física como fundamento e alicerce, para os profissionais do esporte. Ele argumenta que a formação nessa área aborda questões fundamentais relacionadas ao movimento humano, oferecendo uma base sólida para quem pretende atuar no campo esportivo.

Brandão ressalta que a formação em Educação Física abrange conceitos essenciais, como anatomia humana e biologia. Esses conhecimentos são fundamentais para compreender o funcionamento das células, destacando a importância da fisiologia do exercício. Essa compreensão profunda não se limita apenas à estrutura celular, mas se estende ao modo como as células interagem durante o movimento, proporcionando uma visão abrangente sobre a dinâmica do corpo humano em atividade física.

Além disso, o presidente do CREF9/PR destaca disciplinas-chave, como avaliação física, biomecânica e cinesiologia, que desempenham papéis cruciais no entendimento do movimento corporal. A biomecânica, por exemplo, explora as forças envolvidas nos movimentos, enquanto a cinesiologia estuda os princípios do movimento humano. Esses conhecimentos específicos capacitam os profissionais de Educação Física a compreenderem os aspectos técnicos e científicos por trás das atividades físicas, contribuindo para uma atuação mais qualificada.

Ao destacar que essa formação prepara os profissionais para atuarem não apenas no esporte, mas também na educação escolar e na promoção da saúde, Brandão enfatiza a versatilidade e a abrangência da Educação Física. “Essa preparação holística proporciona uma compreensão profunda do corpo humano em movimento e capacita os profissionais a promoverem a saúde e o bem-estar em diferentes contextos, consolidando a Educação Física como elemento essencial para aqueles que buscam carreiras relacionadas ao esporte, à educação, ao lazer, à atividade física e à saúde.”

“Por que a Educação Física é fundamental no contexto esportivo? A resposta reside na necessidade de compreender, além das técnicas específicas de esportes como vôlei, futebol, judô ou natação, entre outros, as bases fisiológicas e cinesiológicas que fundamentam o movimento. É crucial, ainda, dominar a didática necessária para orientar e corrigir os alunos, bem como a capacidade de planejar atividades – e esses conhecimentos são adquiridos ao longo do curso de Educação Física.”

“A ciência do esporte abrange conceitos fundamentais, como anatomia, fisiologia, cinesiologia, biomecânica e avaliação física, entre outros.”

O dirigente do CREF9/PR explica que, para profissionais que atuam no esporte, é imperativo reconhecer a importância dessa base. “Os agentes esportivos devem buscar a formação adequada, mesmo que tenham sido excelentes atletas. A formação em Educação Física é essencial para auxiliá-los no dia a dia. Entretanto, não obstante a formação superior, dependendo do tamanho do clube, time ou equipe, é necessária uma equipe multidisciplinar.”

“A Educação Física é a principal base para o esporte, pois o crescimento de qualquer profissão requer estudo. A ciência do esporte abrange conceitos fundamentais, como anatomia, fisiologia, cinesiologia, biomecânica e avaliação física, entre outros. Diversas escolas ensinam a ministrar conteúdos esportivos, sendo a Educação Física a precursora desse conhecimento.”

Brandão deu um exemplo prático dessa importância na área de lutas. “Como professor universitário e praticante graduado em judô (faixa-preta), ao lecionar disciplinas de lutas, recebia alunos proficientes em diversas modalidades, os quais questionavam o que aprenderiam, dado seu conhecimento técnico em modalidades similares ao judô, como o karatê, jiu-jitsu ou taekwondo. A resposta residia na compreensão da base, na formação pedagógica e na questão da não especialização precoce. Após receberem uma formação adequada, esses alunos melhoravam significativamente, ganhando uma compreensão mais ampla de sua função no esporte como Profissionais de Educação Física.”

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