01 de outubro de 2025

O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná foi palco, no dia 26 de setembro, da cerimônia de posse do XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). A solenidade marcou a transição de gestão e a eleição do psicólogo Gilberto Gaertner, como novo presidente da entidade. O ato reuniu autoridades políticas e jurídicas, lideranças da Psicologia e representantes da sociedade civil, em um ambiente que evidenciou a relevância da profissão na defesa dos direitos humanos, na promoção da saúde mental e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população paranaense.
Encontro de gerações: Gilberto Gaertner com Maria Júlia Trevisan, primeira presidente do CRP-PR, símbolo da memória e da trajetória da Psicologia paranaense © Global Sports
Após a execução do Hino Nacional e do Hino do Estado do Paraná, o cerimonial apresentou um breve histórico sobre a criação dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Psicologia.
A Lei nº 4.119, que regulamenta a profissão de psicólogo, foi sancionada em 27 de agosto de 1962, tornando o Brasil o primeiro país do mundo a regulamentar a atividade em caráter nacional. Quase uma década depois, em 1971, a Lei nº 5.766 instituiu o Conselho Federal de Psicologia e os primeiros sete Conselhos Regionais. O CRP-07, instalado em 1974, abrangeu os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre. Cinco anos mais tarde, em 27 de agosto de 1979, foi instalado o CRP-08, abrangendo exclusivamente o Estado do Paraná.
Na abertura da cerimônia, o deputado Requião Filho e as componentes da primeira mesa, representantes do XV Plenário, acompanham a execução do Hino Nacional © Global Sports
Desde então, quinze plenários estiveram à frente da instituição, com profissionais da Psicologia democraticamente eleitos para conduzir o Conselho. No dia 26 de setembro de 2025, foi empossado oficialmente o XVI Plenário, dando continuidade a essa trajetória.
Conselheiras e conselheiros acompanham a fala do deputado Requião Filho © Global Sports
Ao iniciar sua fala, o deputado estadual Requião Filho, proponente do evento na ALEP, destacou a importância da transição de gestão no Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR).
“Quero parabenizar, na pessoa da doutora Ana Lígia Bragueto, a gestão que se encerra, e, na pessoa do doutor Gilberto Gaertner, da Marina Machado e do Rafael Sfreddo, a gestão que agora inicia seus trabalhos. Hoje falo nesta mesa como representante protocolar da Casa, pois, como deputado, abrimos a Assembleia Legislativa para vocês. Espero que este ato seja compreendido quase como um pedido de ajuda de nós, parlamentares, aos psicólogos do Paraná, porque a necessidade de suporte psicológico nos projetos que tramitam aqui é algo surpreendente. Esta Casa vai precisar, sim, da colaboração do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, de sua gestão e de todos os profissionais.”
Conselheiras e conselheiros acompanham a fala do deputado Requião Filho © Global Sports
O parlamentar lembrou que a Assembleia aprova inúmeros projetos, mas, muitas vezes, sem a participação adequada de especialistas.
“Nós aprovamos inúmeros projetos, como, por exemplo, o Código do Autismo. Esse código foi construído a várias mãos, mas muitas vezes mãos políticas, não técnicas, que compreendem profundamente o tema. Isso mostra que esta Casa pode e precisa trabalhar em conjunto com vocês em uma área tão sensível. Já na próxima semana, daremos início a uma Frente Parlamentar da Psicologia nesta Casa, buscando estreitar ainda mais os laços.”
Em discurso firme, o deputado Requião Filho destaca a importância da Psicologia na Assembleia Legislativa do Paraná © Global Sports
Em seguida, Requião Filho abriu espaço para uma reflexão pessoal. “E agora, se me permitem, explico por que há um deputado aqui sem terno, sem gravata, apenas de calça jeans e camiseta. Trabalho com um colega de vocês, da nova gestão, meu amigo Rafael Sfreddo, e tenho tido um cuidado enorme para separar o Requião Filho do Maurício Thadeu de Mello e Silva. O Requião Filho é deputado, usa terno e gravata. Hoje, quem recebe vocês aqui é o Maurício, na Casa que deveria ser de todos os paranaenses.
A conselheira-secretária Marina Sfreddo faz um pronunciamento firme, caloroso e plural, destacando a amplitude da Psicologia e sua presença em todos os espaços da sociedade. Em sua fala, defendeu uma ciência ética, inclusiva e comprometida com os direitos humanos, convocando mais de 35 mil psicólogas e psicólogos do Paraná a se unirem para fortalecer uma Psicologia ética, científica e protagonista © Global Sports
O Maurício é o amigo da Catarina, filha da Marina e do Rafael, e isso me enche de orgulho, porque mil vezes ser o amigo da Catarina do que ser o deputado. Digo isso porque poucos sabem que sou neto do doutor Wallace Tadeu de Melo e Silva. Ele era médico e, antes mesmo da Psicologia ser regulamentada no Brasil, já atuava como psicólogo, estudava Freud, Jung, e publicou livros em português e em outras línguas. Um de seus livros mais importantes, Psicologia e Psicopatologia Forense, hoje renderia debates incríveis, e até cancelamentos nas redes sociais. Mas era o que havia de mais avançado à época.
A subprocuradora-geral do Estado, doutora Lúcia Helena Cachoeira, representou o governador Ratinho Júnior na solenidade e destacou a importância da Psicologia como política pública essencial para a sociedade paranaense © Global Sports
O deputado concluiu sua fala reconhecendo os desafios que a Psicologia enfrenta no Brasil. “Somos um país extremamente machista, preconceituoso, misógino e, muitas vezes, careta. É um país que ainda enxerga o tratamento psicológico como sinal de fraqueza e doenças como a depressão como mera falta disto ou daquilo. É um país que precisa atender melhor seus jovens e profissionais, levando a sério esse debate. Quem sabe aqui no Paraná, junto com vocês e a Assembleia Legislativa, consigamos dar o exemplo e mostrar o quanto é necessário o cuidado psicológico em um mundo tão imediatista e exigente como o nosso. Sejam todos muito bem-vindos, parabéns e sucesso à nova gestão, e obrigado à gestão anterior pelo trabalho realizado.”
Maria Júlia Trevisan, primeira presidente do CRP-PR, é homenageada durante a posse do XVI Plenário © Global Sports
A mesa que representou o grupo responsável pela condução do XV Plenário do CRP-PR foi composta pela psicóloga Ana Lígia Bragueto, conselheira-presidente; pela psicóloga Pamela Cristina Salles da Silva, conselheira-secretária; pela psicóloga Celia Mazza de Souza, representante do Conselho Federal de Psicologia; e pela psicóloga Suzete Ferreira dos Santos, presidente da Comissão Eleitoral Regional do CRP-08.
A segunda mesa da cerimônia reuniu Luciano Bugalski, Maria Júlia Trevisan, Gilberto Gaertner, Lúcia Helena Cachoeira, Marina Machado Sfreddo e Deisy Joppert © Global Sports
Em sua fala, a conselheira-presidente Ana Lígia Bragueto ressaltou o simbolismo da ocasião. “Hoje celebramos mais do que uma transição de gestão; celebramos a força e a resiliência da Psicologia paranaense, que segue sua jornada de crescimento e afirmação”, destacou.
Em discurso firme e inspirador, Gilberto Gaertner apresenta as diretrizes da nova gestão à frente do XVI Plenário do CRP-PR © Global Sports
Ao concluir, a ex-presidente fez questão de valorizar o processo de transição para a nova diretoria. “Procuramos realizar uma transição transparente e acolhedora para a nova gestão, apresentando todos os desafios vivenciados no Conselho. E acredito que, pelas falas do professor Gilberto, conseguimos transmitir esse panorama e expor as principais demandas. Desejo muito sucesso e um excelente trabalho à nova diretoria, porque, quando falamos desse trabalho, falamos da autarquia e da missão institucional do Conselho Regional de Psicologia, que é tão importante para a sociedade paranaense.”
Vista ampla do plenário da Assembleia Legislativa durante o pronunciamento do presidente Gilberto Gaertner © Global Sports
Na sequência, foi composta a mesa da futura diretoria, representando o XVI Plenário do CRP-PR. Integraram-na o conselheiro-tesoureiro Luciano Bugalski, a conselheira-secretária Marina Pires Alves Machado Sfreddo, a conselheira vice-presidente Deisy Joppert e o conselheiro-presidente Gilberto Gaertner.
Casa cheia no Plenário da ALEP durante a posse dos integrantes do XVI Plenário do CRP-PR, que assumem a missão de conduzir a Psicologia paranaense pelos próximos três anos © Global Sports
Também foi convidada a psicóloga Maria Júlia Trevisan, primeira presidente do CRP-PR e portadora da carteira profissional CRP-0001, cuja presença simbolizou o elo entre a história e o futuro da instituição. Finalizando a composição, participou ainda a doutora Lúcia Helena Cachoeira, subprocuradora-geral do Estado, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
Em momento descontraído, Gilberto Gaertner sorri durante seu pronunciamento, ao lado de Lúcia Helena, Marina Sfreddo e Deisy Joppert © Global Sports
A conselheira-secretária Marina Pires Alves Machado Sfreddo (CRP-08/10216) fez um pronunciamento firme, caloroso e plural, destacando a amplitude da Psicologia e sua responsabilidade diante da sociedade.
“Falar hoje é, na verdade, defender a Psicologia da forma como sempre a idealizamos. Este é o primeiro momento em que assumimos, e também é o momento de sonhar. A Psicologia é, sem dúvida, uma profissão muito potente. O Conselho Federal de Psicologia hoje reconhece treze grandes áreas de especialidade, e vou nominá-las: Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia do Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, Psicologia Clínica, Hospitalar, Neuropsicologia, Psicologia Social, Avaliação Psicológica, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Saúde e Psicologia Ambiental. Cada uma delas se desdobra em subáreas igualmente relevantes e significativas.”
O deputado Requião Filho ao lado do presidente Gilberto Gaertner durante a solenidade de posse do XVI Plenário do CRP-PR, realizada na ALEP © Global Sports
Segundo Marina, essa pluralidade traduz a amplitude da ciência psicológica: “Onde há subjetividade, ali está a Psicologia. Onde existem pessoas em suas manifestações, singularidades e divergências, ali também está a nossa atuação.”
Gilberto Gaertner se pronuncia ao lado de Luciano Bugalski, Maria Júlia Trevisan e Lúcia Helena Cachoeira © Global Sports
Ela lembrou que os profissionais estão presentes nos mais diversos espaços sociais: nas ruas, nos esportes, nas escolas, nos hospitais, nas empresas, no campo jurídico, no trânsito, na assistência social, nos direitos humanos e nas lutas étnico-raciais.
“É nosso dever defender os direitos humanos. Nossa Psicologia é decolonial, plural e inclusiva. Lutaremos por uma sociedade anticapacitista, antirracista, antilgbtfóbica e antissexista, que reconheça com firmeza o protagonismo da mulher em todos os níveis, além do social.
Gilberto Gaertner ao lado de Maria Júlia Trevisan, primeira presidente do CRP-PR, e da conselheira Carla Slongo, responsável pela comunicação do Conselho © Global Sports
Essa gestão lutará pelas minorias, mas não apenas por elas. Estaremos de portas abertas para a sociedade civil, para as autoridades, para a imprensa, para o poder público e para os demais conselhos profissionais. E, sobretudo, de portas abertas para as psicólogas e os psicólogos, para que cada profissional se sinta ouvido, acolhido e representado.”
Gilberto Gaertner e Ana Lígia Bragueto, que presidiu o XV Plenário do CRP-PR © Global Sports
Marina enfatizou que o novo Plenário tem um compromisso claro com a ética, a ciência e os direitos humanos: “Nosso compromisso é fazer política no sentido mais amplo do termo. Somos políticos, mas não partidários. Isso significa escuta aberta aos diversos discursos e pontos de vista, mas também firmeza: um posicionamento inegociável em defesa de uma Psicologia científica, ética e social. Uma Psicologia comprometida com os direitos humanos e com a saúde mental, entendida como direito fundamental de todas as pessoas.”
Lúcia Helena Cachoeira ressaltou a trajetória de Gilberto Gaertner como gestor esportivo, campeão olímpico, professor universitário e psicólogo atuante nas áreas clínica e esportiva © Global Sports
Para ela, os dados de adoecimento mental no Brasil exigem urgência. “Nunca em nossa história tivemos índices tão altos de adoecimento mental, nunca tantos afastamentos por questões emocionais. É urgente, é necessário: é tempo de a Psicologia assumir o protagonismo que lhe cabe diante dessa sociedade. É para isso que trabalharemos nos próximos três anos. Esse será o nosso compromisso. Mas esse caminho não será trilhado sozinho. Por isso, convidamos os mais de 35 mil psicólogos do Paraná a se unirem a esse movimento, para que juntos possamos fortalecer uma Psicologia ética, científica e protagonista.”
Conselheiras Marina Machado Sfreddo e Lara Helena de Souza Frasson, com Gilberto Gaertner e André Greca durante a solenidade de posse do XVI Plenário © Global Sports
Representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, a subprocuradora-geral do Estado, doutora Lúcia Helena Cachoeira, ressaltou o significado institucional da posse e a relevância da Psicologia para o Paraná.
“É com grande honra que, na condição de procuradora do Estado e representando o nosso governador, Carlos Massa Ratinho Júnior, dirijo-me a esta distinta plateia da Assembleia Legislativa do Paraná para enaltecer a solenidade de posse dos novos conselheiros do XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.”
Gilberto Gaertner registra momento especial com João Fortes de Oliveira, ex-presidente do CRP-PR e figura central na história da entidade © Global Sports
Segundo ela, o momento simboliza a renovação de compromissos fundamentais: “Hoje celebramos a posse de novos líderes e também a renovação de um compromisso essencial com a sociedade paranaense: a defesa e o fortalecimento da classe dos psicólogos, profissionais que dedicam suas vidas a cuidar do próximo e da saúde das relações humanas. O cuidado com a saúde mental é, sem dúvida, uma política pública de extrema relevância para o Estado. É a partir do acolhimento emocional das pessoas que se constrói a base sólida de uma sociedade mais livre, justa e solidária, preceitos tão caros à nossa Constituição da República.”
Gilberto Gaertner com a procuradora do Estado Lúcia Helena Cachoeira e a conselheira Josiane de Fátima Farias Knaut durante a solenidade de posse © Global Sports
Lúcia destacou ainda a importância do diálogo entre instituições: “Em tempos em que muitas vezes as instituições se ressentem da necessária abertura ao diálogo, esta celebração, realizada no ambiente do Poder Legislativo, representa uma união de esforços para o fortalecimento do Conselho Regional de Psicologia e para o avanço das políticas públicas relacionadas à saúde.”
Luiz Alberto Küster, secretário-geral, e Rui Francisco Martins Marçal, tesoureiro da ITKF, compareceram ao Plenário da ALEP para prestigiar a posse de Gilberto Gaertner, chairman da Federação Internacional de Karatê Tradicional © Global Sports
Finalizando sua fala, dirigiu-se aos conselheiros empossados: “Desejo uma gestão profícua e inspiradora, que a missão de mudar, acolher e inovar guie cada passo e cada decisão do presidente Gilberto e toda equipe, fortalecendo a Psicologia paranaense e contribuindo para um futuro em que a saúde mental seja não apenas uma prioridade, mas um direito concretizado para todos.”
Gilberto Gaertner em registro especial com Maurício Cardoso da Silva, gerente-geral do CRP-PR, e o conselheiro-tesoureiro Luciano Bugalski © Global Sports
A psicóloga Maria Júlia Trevisan, primeira presidente do CRP-PR e portadora do registro CRP-0001, emocionou os presentes ao recordar a origem do Conselho e seu papel histórico.
“Na realidade, fiquei muito satisfeita quando recebi o convite para a posse nesta Casa, porque me trouxe recordações de 46 anos atrás. Em 27 de agosto de 1979, Dia do Psicólogo, nesta mesma Assembleia Legislativa foi instalado o Conselho Regional de Psicologia da 8ª Região. Foi o primeiro conselho no Brasil formado pela energia de um grupo que pleiteava mudanças de gestão, porque os demais foram criados diretamente por Lei ou decreto. O nosso nasceu de uma reivindicação da categoria dos psicólogos do Paraná, que não queria depender das decisões de Porto Alegre — sede da 7ª Região, que abrangia Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.”
Gilberto Gaertner ao lado dos conselheiros Raquel Gonçalves da Silva, Luís Eduardo Cândido e Gesielene Oliveira de Carvalho durante a solenidade de posse do XVI Plenário do CRP-PR © Global Sports
Segundo Maria Júlia, a separação foi construída com diálogo e respeito. “Nosso grupo reivindicou a autonomia, e com o apoio do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Regional da 7ª Região, na pessoa do presidente da época, doutor Cícero Emidio Vaz, realizamos a separação de forma respeitosa e consensual. Continuamos juntos, porque eles foram nossos orientadores nesse começo de caminhada.”
Gilberto Gaertner e a conselheira Semiramis Maria Amorim Vedovatto, responsável pela Comissão de Direitos Humanos, durante a posse do XVI Plenário do CRP-PR © Global Sports
Foi nesse mesmo espaço legislativo, frisou, que nasceu oficialmente o CRP-08. “Nesta Assembleia Legislativa tomamos posse do primeiro Conselho, e eu assumi como a primeira presidente do Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Por isso tenho o famoso registro CRP-0001, que todos brincam comigo até hoje. Carrego esse número com muito orgulho.”
A conselheira Josiane de Fátima Farias Knaut acompanhada de familiares que prestigiaram sua posse no XVI Plenário do CRP-PR, na ALEP © Global Sports
Ao encerrar, Maria Júlia não escondeu a emoção. “A alegria de estar de novo aqui, 46 anos depois, comemorando a Psicologia como comemoramos naquela época, é indescritível. É algo que me emociona, que me faz feliz por ter feito parte de um grupo que teve coragem de se unir para realizar coisas boas pela Psicologia do nosso Estado.”
Gilberto Gaertner ao lado da vice-presidente Deisy Maria Rodrigues Joppert durante a posse do XVI Plenário do CRP-PR © Global Sports
Em seu primeiro pronunciamento como presidente do XVI Plenário do CRP-PR, o psicólogo Gilberto Gaertner agradeceu a presença das autoridades e destacou o simbolismo da posse.
“Senhoras e senhores, colegas da Psicologia, autoridades presentes, agradecemos a presença e o apoio de todos. É muito gratificante tê-los aqui conosco.”
O presidente fez agradecimentos especiais: “Quero registrar meu agradecimento ao deputado Requião Filho, que prontamente nos disponibilizou este belo espaço da Assembleia. Ao Eduardo Sokoloski Junior, da Casa de França, que gentilmente nos presenteou com os espumantes que em breve degustaremos. À psicóloga Maria Júlia, minha professora na PUC-PR e primeira presidente deste Conselho, pela honrosa presença. À doutora Lúcia Helena Cachoeira, por estar conosco e por representar com excelência o nosso governador.”
Gilberto Gaertner ao lado de Patricia Robes Loureiro, diretora do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus-PR), durante a solenidade de posse © Global Sports
Gaertner também reconheceu a contribuição de sua antecessora: “Registro meu agradecimento ao XV Plenário, na figura da psicóloga Ana Lígia, pelo processo de transição conduzido com profissionalismo e cordialidade. Agradeço à equipe do grupo MAI, pelo comprometimento constante, e a todos os funcionários do Conselho pelo árduo e dedicado trabalho desenvolvido ao longo do tempo.”
Gilberto Gaertner com a conselheira Alessandra Sivek Perez e suas filhas durante a solenidade de posse do XVI Plenário do CRP-PR © Global Sports
O novo presidente fez questão de estender o reconhecimento às famílias: “Agradeço antecipadamente também à minha família e às famílias de todos os conselheiros, pois certamente serão parte fundamental na jornada de cada um de nós, juntamente com nossos amigos e apoiadores.”
Para Gilberto, a posse não se resume a uma formalidade. “Esse momento, para nós que integramos o XVI Plenário, é muito mais do que uma cerimônia: é um marco, um compromisso público com a ética, com a ciência, com a escuta e com a transformação.
Assumir a gestão do Conselho Regional de Psicologia do Paraná não é apenas ocupar cargos, mas aceitar a missão de cuidar de uma profissão que cuida. É entender que, por trás de cada protocolo, cada resolução, cada ação institucional, existe uma vida que pode ser tocada, acolhida, transformada.”
Ele reforçou o caráter participativo da nova gestão: “Nossa gestão será feita com as portas abertas. E quando digo isso, não é uma metáfora. É um convite à participação, ao diálogo e à construção coletiva. Queremos que cada psicóloga e psicólogo do Paraná se sinta parte deste Conselho, encontrando aqui não apenas respostas técnicas, mas também escuta, acolhimento e pertencimento.”
Gilberto Gaertner, Jonathan Orlandi e Marina Pires Machado Sfreddo ©️ Global Sports
Em seu discurso, Gilberto apresentou iniciativas que marcarão a gestão:
Fortalecimento das instituições formadoras, por meio do Fórum de Coordenadores de Cursos de Psicologia, reconhecendo a importância de acompanhar a formação dos futuros profissionais.
Gilberto Gaertner com Flavia Lis, Valentina Gaertner e Muriel Heloisa Gaertner durante o coquetel no Espaço Cultural da ALEP © Global Sports
Preparação estrutural do Conselho para atender o crescente número de psicólogos formados no Paraná.
Instituição de um Conselho Consultivo composto por ex-presidentes, com o objetivo de valorizar a memória institucional e fomentar contribuições qualificadas para a gestão atual e as futuras.
“Seremos eficientes, porque entendemos que tempo importa e que agilidade é respeito. Seremos éticos, porque a ética é o coração da Psicologia. E seremos transparentes, porque só há confiança onde há clareza”, afirmou.
Gilberto Gaertner com Eduardo Sokoloski Júnior, diretor da Casa da França, durante o coquetel no Espaço Cultural da ALEP © Global Sports
O presidente reforçou que a modernização será prioridade: “Vamos trabalhar para modernizar o CRP-PR, otimizar os serviços, ampliar os canais de relacionamento e simplificar os processos. Mas não faremos isso apenas por inovação: faremos por compromisso com quem está na linha de frente, com quem precisa do Conselho funcionando bem para poder trabalhar melhor.”
Gilberto enfatizou que a nova gestão terá como visão promover uma Psicologia inclusiva, plural e comprometida com os direitos humanos, reconhecendo a saúde mental como um direito fundamental. “Reativaremos as parcerias com prefeituras, o governo estadual, câmaras municipais e a Assembleia Legislativa, fortalecendo os vínculos institucionais em prol de uma atuação mais efetiva da Psicologia.”
Gilberto Gaertner ao lado das conselheiras Carla Chemure Slongo e Marina Pires Machado Sfreddo, de Eduardo Sokoloski Júnior, diretor da Casa da França, e de José Luiz Casela, diretor da Moacoa Cafeteria, durante o coquetel oferecido no Espaço Cultural da ALEP © Global Sports
Também assumiu o compromisso com a sustentabilidade: “Cuidar do planeta é cuidar da vida. E cuidar da vida é, também, papel da Psicologia.”
Segundo ele, essa será uma gestão construída coletivamente: “Esta gestão será feita por muitas mãos — pelas mãos de quem acredita que é possível fazer diferente, pelas mãos de quem sonha com uma Psicologia que transforma realidades.”
Para encerrar sua fala, Gilberto citou o psicanalista Wilhelm Reich. “Amor, trabalho e sabedoria são as fontes da nossa vida, deveriam também governá-la.” E concluiu: “Que esses princípios orientem nossas ações e decisões. A todos que caminharão conosco: muito obrigado. Que venham os desafios. Estamos prontos. E estamos juntos.”
Além das falas oficiais, a posse do XVI Plenário do CRP-PR foi acompanhada por manifestações de conselheiros e ex-dirigentes que, das galerias da Assembleia, compartilharam suas impressões sobre o novo momento vivido pela Psicologia paranaense.
O XVI Plenário do CRP-PR, empossado na ALEP, simboliza renovação, união e o compromisso de levar a Psicologia paranaense a um futuro mais forte e protagonista © Global Sports
O conselheiro-tesoureiro Luciano Bugalski (CRP-08/11857) destacou o convite recebido de Gilberto Gaertner e a tranquilidade do novo presidente em conduzir o processo eleitoral.
“Ele me convidou para compor a chapa já falando sobre a tesouraria ficar sob minha responsabilidade. O incrível no Gilberto é a capacidade de liderança, a tranquilidade e a serenidade com que conduz os trabalhos. A eficiência dele é inquestionável. Tivemos muitos desafios durante a campanha, mas ela correu bem muito por conta dessa serenidade e competência em liderar o grupo.
O conselheiro-tesoureiro Luciano Bugalski ressaltou a serenidade e a liderança de Gilberto Gaertner na condução da chapa e destacou os desafios prioritários que a nova gestão terá pela frente © Global Sports
Temos muito trabalho pela frente. Já elencamos algumas prioridades que exigem atenção imediata, mas confiamos que, logo em seguida, será possível promover uma verdadeira reviravolta. Se Deus quiser, vamos avançar muito.”
Ex-presidente do CRP-PR, o psicólogo João Fortes de Oliveira foi um dos articuladores da campanha que levou Gilberto Gaertner à presidência.
“Ajudei o Gilberto a montar a chapa, mas antes tive a dura missão de convencê-lo a aceitar encabeçar o grupo. Indiquei profissionais que poderiam colaborar e serem decisivos no processo eleitoral, porque precisávamos retomar o Conselho e colocá-lo novamente nas mãos dos psicólogos. No começo ele estava irredutível, mas depois se convenceu de que devia assumir esse compromisso — e deu certo. Estamos muito felizes.”
O ex-presidente João Fortes de Oliveira destacou a experiência de Gilberto Gaertner como gestor e afirmou que sua trajetória na Psicologia do Esporte será decisiva para conduzir o CRP-PR a um novo patamar © Global Sports
Sobre a experiência de Gaertner na Psicologia do Esporte e na gestão esportiva, João Fortes ressaltou que essa bagagem será determinante e decisiva.
“Acho que este é um aspecto fundamental. A área do esporte ainda tem um campo imenso para avançar, e sob a presidência do Gilberto isso certamente vai acontecer. Mas sua experiência vai muito além: ele se consolidou como um gestor esportivo de projeção internacional, presidindo a ITKF Global, representando o Brasil em instâncias globais, além de ter sido psicólogo da seleção brasileira de vôlei campeã olímpica no Rio 2016. Trata-se de um profissional de quilate internacional, com trânsito político e técnico em diferentes esferas”, pontuou o ex-presidente do Conselho.
Para Fortes, essa vivência amplia sua visão estratégica e nos dá confiança de que ele conduzirá a Psicologia paranaense a um novo patamar, com inovação e solidez. “Nosso grupo entende que essa combinação de trajetória esportiva, liderança institucional e competência como psicólogo é um diferencial decisivo. Estamos muito confiantes e otimistas.”
A procuradora do Estado Lúcia Helena Cachoeira, que representou o governador Ratinho Júnior na cerimônia de posse, avaliou que a trajetória de Gaertner agrega uma visão diferenciada ao CRP-PR.
A procuradora do Estado, Lúcia Helena Cachoeira, destacou a relevância da saúde mental como política pública essencial e enalteceu o papel da Psicologia na construção de uma sociedade mais justa e solidária © Global Sports
“O psicólogo Gilberto Gaertner é uma referência nacional na Psicologia do Esporte, com vasta experiência na atuação junto a atletas de alto rendimento. Ter um presidente vindo dessa área traz uma importante perspectiva ao Conselho, pois, assim como no ambiente esportivo, é possível buscar decisões baseadas em dados, com foco em performance e resultados, sem descuidar do aspecto sistêmico e motivacional das equipes envolvidas no processo.”
A conselheira Semiramis Maria Amorim Vedovatto (CRP-08/06207), responsável pela Comissão Permanente de Direitos Humanos, destacou a diversidade da nova gestão.
“Somos um grupo pluriverso, de diversos locais e setores que nunca estiveram no comando, como a Psicologia do Esporte, que hoje ganha protagonismo. Vemos, no Movimento Olímpico, manifestações de atletas como a ginasta Simone Biles, que em Tóquio 2020 revelou problemas psicológicos e colocou a saúde mental em pauta mundial. Esse pluralismo de cenários é muito importante.
A conselheira Semiramis Maria Amorim Vedovatto ressaltou o caráter plural da nova gestão e defendeu a valorização de áreas emergentes da Psicologia, como o esporte e o trânsito © Global Sports
Ter profissionais de diferentes cidades, experiências e áreas amplia nossa visão. É uma renovação e uma modernização. Vamos representar desde o psicólogo das políticas públicas até os que atuam em áreas emergentes, como esporte e trânsito. Ter à frente um profissional do quilate do professor Gilberto Gaertner é uma honra. Ele tem muito a nos ensinar como esportista, psicólogo e professor. O CRP-PR só tem a ganhar.”
Semiramis concluiu ressaltando o otimismo da categoria: “Mal tomamos posse e já temos a formação de uma Frente Parlamentar da Psicologia. Isso é mérito do nosso grupo e da liderança de pessoas como Gilberto, Sfreddo e Marina. Vivemos um clima de enorme otimismo.”
Responsável pela área de comunicação, a conselheira Carla Chemure Cechelero Slongo (CRP-08/20727) destacou a capacidade de diálogo do novo presidente.
“Gilberto é bem conceituado pela categoria, e seu nome teve ampla aceitação para a presidência. Sua forte atuação na Psicologia do Esporte aumenta o reconhecimento da classe. Ele traz uma experiência sólida em trabalho em equipe, em reconhecer o potencial de cada um e em dialogar com outras autarquias. Isso me faz acreditar que esta gestão alcançará a mudança que tanto desejamos para o CRP-PR: um Conselho capaz de mudar, acolher e inovar.”
A conselheira Carla Slongo destacou a importância da comunicação e da valorização da Psicologia paranaense © Global Sports
Com visão otimista, Carla foi além: “Ouso dizer que, nos próximos três anos, veremos o futuro da Psicologia brasileira mudar — e essa mudança começará aqui, pelo Paraná.”
Comporão o XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) para a gestão 2025/2028 as seguintes psicólogas e psicólogos, que tomaram posse oficialmente no dia 26 de setembro, assumindo a responsabilidade de conduzir a entidade ao longo do próximo triênio:
Diretoria
A solenidade foi concluída com um coquetel de confraternização servido no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná, momento em que autoridades, conselheiros e convidados celebraram o início de uma nova etapa.
O XVI Plenário do CRP-PR assume, a partir de agora, a missão de conduzir os destinos da Psicologia paranaense, reforçando o papel do Conselho como autarquia responsável pela regulação, valorização e defesa da profissão. Mais do que gerir uma instituição, o novo grupo tem diante de si o desafio de fortalecer a presença da Psicologia na sociedade, garantindo que a saúde mental seja compreendida e tratada como um direito fundamental de todos os cidadãos.
Clique AQUI e confira a pasta de fotos da cerimônia de posse do XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.
01 de outubro de 2025
09 de setembro de 2025
03 de setembro de 2025