17 de dezembro de 2024
Em ação inédita, Secretaria da Educação e CREF9/PR capacitam professores da rede estadual
Conselho Regional de Educação Física e Secretaria de Estado da Educação do Paraná oferecem Curso de Atualização Técnica para professores do programa AETE.
Por Paulo Pinto / Global Sports
12 de março de 2024 / Curitiba (PR)
Em ação inédita e conjunta, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) e o Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região (CREF9/PR) realizaram sexta-feira (8) o Curso de Atualização Técnica para professores do programa Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (AETE).
O primeiro curso de capacitação oferecido a professores da rede estadual reuniu no auditório do Centro Universitário Uni Dom Bosco cerca de 250 professores que assistiram a duas importantes palestras: Estruturação e Planejamento no Treinamento Desportivo no Contexto Escolar, ministrada pelo professor André Felipe Caregnato, e Elaboração de Projetos Esportivos e Captação de Recursos Financeiros, do professor Otávio Vinicius Valente Taguch.
Várias autoridades compareceram à cerimônia de abertura, na qual foram homenageados os responsáveis pela realização do Curso de Atualização Técnica e do programa AETE, entre eles Roni Miranda Vieira, secretário de Educação do Paraná; Gustavo Chaves Brandão, presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado do Paraná; Anderfabio Oliveira dos Santos, diretor de Educação da Seed; Guilherme Stival, vice-presidente do CREF9/PR; Cristiane de Jesus Jakymiu, chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Seed; Adriana Rigon Wille, coordenadora de programas especiais do Departamento de Programas para a Educação Básica da Seed; Laura Patrícia Lopes, chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba; Sílvia Vieira Dias, chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte; Eliandra Francielle Bini Jaskiw, chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul; Paulo Severino Penteado, chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá; Dilvano Leder de França, técnico pedagógico responsável pelo Programa AETE; Luiz Henrique da Silva, Sheila Regina Santana, Guilherme Stonoga e Maurício Evangelista, técnicos pedagógicos responsáveis pelo Programa AETE nos Núcleos Regionais de Educação e do Conselho Regional de Educação Física.
Sinergia
Gustavo Brandão enalteceu a sinergia existente hoje entre a Seed e o CREF9/PR e reafirmou o compromisso da instituição de promover o desenvolvimento contínuo dos profissionais da Educação Física, visando sempre à excelência no ensino e na promoção da saúde e do bem-estar da população.
Após mencionar a importância e as vantagens de os professores Profissionais de Educação Física filiarem-se ao conselho regional, Brandão falou sobre a experiência inédita com os professores de Educação Física da rede estadual. “Foi gratificante constatar a presença de 250 professores aproximadamente, docentes que demonstraram o engajamento e o interesse da comunidade educacional em aprimorar suas práticas pedagógicas no contexto do AETE.”
Brandão ressaltou o valor dessa formação, já que o Conselho Regional de Educação Física tem a obrigação de mostrar à sociedade a importância da Educação Física e do exercício físico. “Por muitos anos nós não conseguimos essa aproximação com a licenciatura, ou seja, com a Educação Física no âmbito escolar, e para nós é uma satisfação enorme poder participar do processo de qualificar cada vez mais os graduados que atuam nas escolas, bem como de disponibilizar todos os benefícios que os nossos mais de 44 mil registrados desfrutam hoje.”
Em seguida, o dirigente classificou como muito interessante para os pais constatarem que seus filhos participantes do AETE se desenvolvem na prática esportiva com total segurança, porque o programa é assistido por profissionais devidamente habilitados, capacitados e registrados para exercer aquela atividade.
“Este é um fato marcante da nossa parceria e do termo de cooperação técnica com a Secretaria de Educação do Estado. Outro ponto que quero enfatizar é que desde o início entendemos que o AETE nos oferecia a grande oportunidade de nos aproximarmos e nos relacionarmos com vocês no ambiente escolar, ou seja, na escola. Esta também é uma ótima oportunidade para as crianças do nosso Estado terem um contato muito interessante com o esporte e com a Educação Física, e nós sabemos que isso faz toda a diferença na formação integral do cidadão.”
Brandão concluiu seu discurso com um agradecimento: “Em nome da diretoria do CREF9/PR agradeço à Secretaria de Educação pela parceria na realização deste projeto e encerro reafirmando o nosso compromisso de apoiar e capacitar os profissionais da área, visando à promoção continua de uma Educação Física inclusiva, diversificada e de qualidade para todos”.
Diminuição da evasão escolar
O secretário de educação, Roni Miranda Vieira, destacou a importância do treinamento físico no ambiente escolar e ressaltou que essa atividade é especial porque ocorre no contraturno das aulas, ou seja, de forma espontânea.
“Isso se dá pelo reconhecimento das crianças que gostam de praticar esportes ou pela avaliação criteriosa dos professores, que determinam qual atividade física é mais adequada para cada aluno e quais jovens podem participar de alguma das 20 modalidades disponíveis.”
Miranda lembrou que o treinamento físico traz benefícios ao desenvolvimento físico, mental e principalmente à socialização dos alunos. “A prática esportiva ajuda os estudantes a se integrarem melhor na escola e nas suas atividades acadêmicas. Além disso, valores como integração, cooperação e responsabilidade são fortalecidos nesse processo. Portanto, o treinamento físico é importante para manter os alunos na escola e contribui significativamente para reduzir a evasão escolar.”
O secretário ressaltou que o trabalho diário dos professores de Educação Física da rede estadual é de fundamental importância para as crianças e jovens. E enfatizou que os estudantes envolvidos regularmente na prática esportiva obtêm melhores resultados e notas nas demais disciplinas, ou seja, maiores chances de serem bem-sucedidos no futuro justamente pelo comprometimento adquirido em atividades esportivas coletivas.
Em suma, Roni Miranda destacou que o esporte não apenas beneficia o desempenho acadêmico dos alunos, mas também os mantém por mais tempo no ambiente escolar e promove melhores resultados em suas atividades diárias.
Conhecendo o AETE
O esporte é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. É por isso que o Paraná criou o maior programa de Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (AETE) escolar do Brasil. As primeiras turmas foram abertas em 2020, para estudantes de 12 a 17 anos.
Com 20 modalidades esportivas, coletivas e individuais, o programa hoje é oferecido em mais de mil escolas públicas estaduais do Paraná em contraturno escolar, atendendo a cerca de 33 mil estudantes. São mais de 1.600 turmas, totalizando mais de 6.500 horas/aula. Isso significa que o programa leva o esporte e seus benefícios a aproximadamente 90% dos municípios do Paraná.
Objetivos
- Democratizar a prática esportiva, assegurando o direito de participação a todos;
- Fomentar a prática esportiva na escola, promovendo a formação integral dos estudantes;
- Proporcionar treinamento esportivo direcionado ao encaminhamento do esporte de rendimento, organizado de modo a atender às fases de aprendizagem dos estudantes, visando à participação das instituições de ensino da rede pública estadual nos Jogos Escolares do Paraná.
Modalidades
O programa oferece 20 modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, skate, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol, wrestling e xadrez.
Palestrantes
A palestra Estruturação e Planejamento no Treinamento Desportivo no Contexto Escolar foi proferida pelo professor André Felipe Caregnato, graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e especialista em Ciências do Treinamento Esportivo e em Futsal. É também mestre em Educação Física, doutor em Educação Física e pós-doutor pela Universidade Federal do Paraná. Sua experiência profissional inclui a área de sociologia do esporte e, como pesquisador do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade da UFPR, atua principalmente nos temas: esporte, futsal, atletismo, gestão, formação de atletas e alto rendimento. Atualmente é técnico de futsal das equipes do Colégio Positivo e da cidade de Curitiba nos Jogos da Juventude. Como professor, trabalha na Prefeitura de Curitiba e no Centro Universitário Uni Dom Bosco, nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física.
A palestra Elaboração de Projetos Esportivos e Captação de Recursos Financeiros foi proferida pelo professor Otávio Vinicius Valente Taguchi, formado em Educação Física pela Esefap/Uniesp e pós-graduando em gestão pública no esporte pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é coordenador da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Paraná (Proesporte), programa da Secretaria de Estado do Esporte
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