Educação Física vai ao DF em busca de composição com novo Ministério do Esporte

Ana Beatriz Moser, a nova ministra do Esporte © Reprodução / Facebook

Dirigentes de CREFs que assistiram à posse da ministra Ana Moser aproveitaram a viagem a Brasília para definir agendas com diretores de comitês e de confederações

Por Daniel Pacheco e Paulo Pinto
6 de janeiro de 2023 / São Paulo (SP)

Ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica, Ana Moser tomou posse como ministra dos Esportes e, aos 54 anos, assumiu uma pasta que interfere diretamente numa fatia importante do mercado de trabalho dos Profissionais de Educação Física.

Por isso, presidentes e lideranças de vários CREFs organizaram-se e foram a Brasília para a posse da nova ministra. E aproveitaram a viagem para definir agendas com secretários nacionais, presidentes de comitês, dirigentes de confederações, futuros secretários de Esportes e com a própria ministra, que sinalizou positivamente para uma agenda com os Conselhos Regionais de Educação Física.

banner

Humberto Aparecido Panzetti, segundo vice-presidente do CREF4/SP, considerou a visita bastante positiva. “Politicamente foi um resultado sensacional, um daqueles dias em que dizemos: valeu a pena. Essa é uma hora em que as preferências políticas são deixadas de lado para que a Educação Física seja fortalecida, ouvida e consiga seu lugar de destaque”, disse o dirigente, que tem sido o principal interlocutor da categoria com o novo governo.

A ex-jogadora de vôlei é a primeira mulher a assumir a pasta, o que reforça a importância de as mulheres ocuparem cada vez mais os espaços de liderança em diversos setores. Ana Moser, em sua posse, reforçou que o alto rendimento já é bem assegurado por leis e regulamentações e que seu foco maior será o acesso ao esporte e às atividades físicas pela grande massa da população.

Superior estão os dirigentes Rogério Moura Gonçalves (CREF13/BA), Nicole de Azevedo Silva (CREF7/DF), Humberto Panzetti (CREF4/SP) e Paulo Ferreira Júnior (CREF10/PB) – Inferior estão Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, Humberto Panzetti e Marta Sobral, secretária Nacional de Esportes de Alto Rendimento © Arquivo

Na posse realizada na quarta-feira (4), a comandante do ministério recriado pelo novo governo afirmou: “Nossa principal missão é garantir o acesso de todos ao esporte. Mais do que uma honra, isso é uma missão que recebo em nome de uma causa: garantir o direito de todos ao esporte”. E prometeu fazer uma revolução no esporte, na educação, na saúde e na assistência social.

Outro fato bastante importante é que a ex-atacante da seleção brasileira é profissional de Educação Física, registrada no CREF4/SP sob o número 021815-P/SP.

A ministra do Esporte Ana Beatriz Moser é natural de Blumenau (SC), onde nasceu em 14 de agosto de 1968. Considerada uma das maiores atacantes brasileiras, serviu à seleção que trouxe a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino do Brasil, o bronze conquistado nos Jogos de Atlanta (1996). Ana Moser acumula medalhas nas categorias de base da seleção brasileira e disputou três edições dos Jogos Olímpicos, sendo medalhista no Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Copa dos Campeões e Jogos Pan-Americanos. Foi a capitã da seleção principal em várias competições e obteve títulos importantes, como o tricampeonato do Grand Prix e o bicampeonato no Mundial de Clubes.

http://www.shihan.com.br