Educação Física despede-se do professor doutor José Carlos de Almeida Moreno, o Cacau

Prof. Dr. José Carlos de Almeida Moreno 1949 – 2021 © Arquivo

Com passagem em várias regiões do interior de São Paulo e importante referência da Educação Física estadual, o professor Cacau faleceu hoje, aos 72 anos, devido a complicações da covid-19

Por PAULO PINTO
24 de janeiro de 2021 / São Paulo (SP)

Profissional de Educação Física, o professor doutor José Carlos de Almeida Moreno era graduado pela Escola Superior de Educação Física de São Carlos (1973), mestre (1998) e doutor (2006) em Educação Física, títulos obtidos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Rio-clarense de nascimento, professor Cacau trabalhou em várias regiões do Estado de São Paulo com vários alunos de destaque e proeminência social que passaram por sua instrução, entre os quais o ex-reitor da Unesp e ex-secretário de Educação do Estado de São Paulo Herman Voorwald, no período em que lecionou no Colégio Koelle em Rio Claro. Também foi professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP), técnico esportivo e analista sociocultural da Secretaria do Esporte da Juventude e do Lazer do Estado de São Paulo (SEJEL).

Professor Cacau com os alunos da UNIFEB Barretos © Arquivo

Sua relação com o ensino superior inclui docência durante 23 anos na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), sendo posteriormente professor titular do Centro Universitário (Unifafibe) de Bebedouro. Atualmente era professor dos cursos de Educação Física (bacharelado e licenciatura) do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb).

Além de professor, foi coordenador de cursos de Educação Física da Unifafibe e do Unifeb. Atuou em estudos e pesquisas no Núcleo de Estudos em Preparação Profissional em Educação Física da Unesp (NEPPEF) de Rio Claro e no Grupo de Pesquisa em Lazer da Unimep, (GPL) de Piracicaba. Foi revisor do Banco de Itens do Enade 2010, 2013 e 2014 pelo INEP/MEC e avaliador institucional e de cursos do INEP/MEC.

Por toda sua trajetória, deixou de luto os milhares de alunos, todos muito queridos pelo professor. Em nota oficial a Coordenadora de Curso do Unifeb, Juliana Cesana, lamentou a perda incomensurável.

Professor Cacau com Juliana Cesana e Douglas Pinheiro Miranda © Arquivo

“Hoje perdemos nosso querido amigo José Carlos de Almeida Moreno, o professor Cacau. Um dos criadores do nosso curso, amigo e colega de trabalho, companheiro de batalhas, coordenador e admirado professor. Cacau me trouxe para Barretos e me apoiou em todos os momentos, desde a minha entrada no curso até o momento em que o substituí na coordenação. Com sua generosidade, bom-humor e otimismo, sempre nos acolheu e nos ensinou muito nessa caminhada pelo universo acadêmico da Educação Física e dos esportes. O Unifeb está em luto, a Educação Física está em luto e todos nós estamos enlutados.”

“Em nome dos professores e ex-professores do Curso de Educação Física do Unifeb, presto essa singela homenagem em agradecimento por fazer parte da nossa história. Vai em paz! Que Deus o receba em sua misericórdia… por aqui ficaremos com a saudade.”

A revista ProAtiva solidariza-se com o pesar e o luto dos familiares, ex-alunos e colegas de trabalho e considera o passamento do professor Cacau uma grande perda para Educação Física do Brasil.