Dirigentes de três CREFs levam propostas ao novo ministro do Esporte

Gustavo Chaves Brandão e André Fufuca © Divulgação

Comitiva sugeriu parcerias para capacitação e maior qualificação de profissionais do esporte e conheceu os planos de André Fufuca.

Por Paulo Pinto / Global Sports
12 de novembro de 2023 / Curitiba (PR)

Grupo de dirigentes liderado pelos presidentes de três Conselhos Regionais de Educação Física – professores Gustavo Chaves Brandão (PR), Nelson Leme (SP) e Nicole Christine (DF) – foi a Brasília no dia 8 de novembro para levar reivindicações e conhecer os planos da nova equipe do Ministério do Esporte, comandado por André Fufuca, ex-líder do PP na Câmara dos Deputados.

Gustavo Chaves Brandão, presidente do CREF9/PR, contou que o principal objetivo do grupo foi dar boas-vindas do setor de Educação Física ao novo titular do Esporte. “Faço questão de dizer que fomos muito bem recebidos pelo ministro. Tivemos uma conversa muito franca e positiva em prol do desenvolvimento do esporte no Brasil. Convidamos o ministro a visitar o Paraná, e ele afirmou que quer conhecer todos os segmentos que fomentam verdadeiramente a prática esportiva e a realidade do esporte no Brasil.”

Dirigentes de CREFs na audiência pública com o ministro do Esporte, André Fufuca © Divulgação

Ainda sobre as pautas discutidas no encontro, Brandão revelou que entre os principais motivos da visita a André Fufuca foi oferecer apoio ao ministério para programas de capacitação de técnicos e professores que já atuam na base e no alto rendimento, incluindo Profissionais de Educação Física.

“Como representantes de três importantes Conselhos Regionais de Educação Física”, afirmou, “mostramos o trabalho que já desenvolvemos na base do esporte e elencamos uma série de ações que poderão ser desenvolvidas pelo Ministério do Esporte em parceria com os conselhos regionais.”

“O ministro mostrou-se favorável à nossa proposta de reduzir os impostos cobrados das academias e instituições similares.”

Outras pautas relevantes foram levadas ao ministro. Uma delas a de redução das taxas e impostos cobrados das academia de esporte, fitness e demais estabelecimentos do gênero. “Ele mostrou-se muito favorável”, informou Brandão. “Disse que o ministério apoia o movimento que visa a desonerar a área de esporte e do exercício físico porque são essenciais à qualidade de vida e à saúde da população.”

O presidente do CREF9/PR convidou o ministro a visitar o Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA), em Cascavel, e disse que o ministro é muito receptivo e confirmou que virá ao Paraná.

Avaliação positiva

Sobre as propostas de curto e longo prazo relatadas pelo ministro, bem como as realizações durante os dois meses desde que assumiu a pasta, Brandão disse que o trabalho de Fufuca foi excelente. “Ele efetivamente abraçou o cargo e vestiu a camisa do esporte. Ele está indo ao locais e conversando com os profissionais para conhecer a realidade do esporte brasileiro. “Isso mostra seu comprometido com o desenvolvimento e a elevação da qualidade do esporte do Brasil.”

Patrick Aguiar, Gustavo Brandão, André Fufuca, Nelson Leme, Nicole Christine e Humberto Panzetti © Divulgação

Brandão destacou que, como médico, o maranhense André Fufuca valoriza muito o papel do Profissional de Educação Física nas atividades esportivas. “É muito importante esse reconhecimento vindo de um profissional da saúde, que ficou evidente na conversa que tivemos.”

Os próximos passos dos dirigentes da Educação Física incluem concretizar parcerias com o Ministério do Esporte por meio de programas de capacitação para que os Profissionais de Educação Física atuem nos setores esportivos. “Acredito que o encontro trará benefícios para os PEFs e para o esporte brasileiro. Um profissional mais qualificado e capacitado presta melhor serviço à sociedade, reforçando o desenvolvimento da formação esportiva. Então, vamos trabalhar para que essas etapas de capacitação técnica se acelerem, inserindo cada vez mais entidades e profissionais no mercado”, concluiu Brandão.

Participaram do encontro com o novo ministro do Esporte em Brasília: Gustavo Chaves Brandão (CREF 004955-G/PR), presidente do CREF9/PR; Nicole Christine (CREF 000859-G/DF), presidente do CREF7/DF; Nelson Leme da Silva Junior (CREF 000200-G/SP), presidente do CREF4/SP; Patrick Aguiar (CREF 003132-G/DF), vice-presidente do CREF7/DF, e Humberto Aparecido Panzetti (CREF 025446-G/SP), vice-presidente do CREF4/SP.