CRP-PR lança Cartilha de Suporte ao Autista em Situações de Emergências e Desastres com apoio do Governo Federal e Itaipu Binacional

Cartilha inédita orienta profissionais e famílias no cuidado a pessoas autistas em emergências, reforçando a importância de respostas integradas © CRP-PR

Cartilha do CRP-PR é lançada com apoio do Governo Federal e da Itaipu Binacional para qualificar o cuidado a pessoas autistas em situações de emergência.

Por Comunicação / CRP-PR
Curitiba, 11 de dezembro de 2025

Como parte das ações de suporte à população de Rio Bonito do Iguaçu, município atingido por um tornado no dia 7 de novembro, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) lançou, com apoio do Governo Federal e Itaipu Binacional, a Cartilha de Suporte ao Autista em Situações de Emergências e Desastres, um material desenvolvido para apoiar pessoas autistas, suas famílias e todas as equipes envolvidas em situações de emergências e desastres.

A cartilha está disponível no site do CRP-PR para consulta e download gratuito. Exemplares impressos também foram entregues nesta quarta-feira (10) pela conselheira Carla Chemure Cechelero Slongo (CRP-08/20727) à secretária de Educação de Rio Bonito do Iguaçu, Eliane Dal Castel, para posterior distribuição à população.

O material, elaborado pelo Núcleo de Neurodivergência do CRP-PR, oferece orientações assertivas, acessíveis e fundamentadas nas melhores práticas de cuidado informado ao trauma, comunicação e segurança, além de trazer estratégias práticas para reduzir a sobrecarga sensorial, organizar rotinas temporárias e facilitar a convivência em abrigos ou casas com muitas pessoas.

Conselheira Carla Slongo entrega a Cartilha de Suporte ao Autista em Situações de Emergências e Desastres a Eliane Dal Castel, a secretária de educação de Rio Bonito do Iguaçu © CRP-PR

O conteúdo inclui histórias sociais, pictogramas, roteiros de comunicação, checklists de segurança e orientações específicas para crianças, adolescentes e adultos, garantindo que qualquer pessoa possa oferecer suporte de forma respeitosa, ética e informada.

Dividida em três partes, a cartilha contextualiza para as crianças o que está acontecendo em sua cidade, traz estratégias para que elas consigam se comunicar e seguir condutas de segurança, orientações para que profissionais ou familiares saibam conversar, ajudar e dar suporte para a pessoa autista, além de recursos para que autistas adolescentes e adultos consigam se regular neste contexto. Por fim, a cartilha contém materiais de recorte como crachá de identificação e cartas de comunicação alternativa.

https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcentralscrs

“A ideia [da cartilha] surgiu porque a base de segurança das pessoas autistas é a previsibilidade e a rotina, e após o tornado em Rio Bonito do Iguaçu comecei a pensar como estariam as pessoas autistas que tiveram suas casas destruídas e estavam indo para abrigos, o quão desesperadora e imprevisível estaria a realidade delas”, conta Lara Helena de Souza Frasson (CRP-08/33121), conselheira do CRP-PR, autista e coordenadora do Núcleo. “Entendi que seria importante construirmos um material de apoio para auxiliá-los a compreender o que estava acontecendo e de alguma forma trazer um pouco de previsibilidade para essas pessoas.”

A psicóloga comenta ainda que a maior lacuna nesta temática é a falta de compreensão da sociedade sobre as neurodivergências e suas necessidades específicas em contextos nos quais todas as pessoas estão abaladas por uma situação que as tira de suas rotinas. “Profissionais muitas vezes não sabem como reagir com um autista em crise, por exemplo, e em um cenário de emergência e desastres a probabilidade de termos crises é imensa, então precisamos trazer capacitação para que haja profissionais habilitados a prestar serviços para essas pessoas com um olhar compassivo”, explica. “Esperamos que nossa cartilha seja um material de apoio para que diante de situações de emergência e desastre, profissionais e a própria comunidade tenham um olhar cuidadoso, atento e saiba dar suporte para as pessoas neurodivergentes.”

https://sagacyconsultoria.com.br