10 de janeiro de 2025
CREF9/PR leva a maior delegação ao Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Educação Física
Para Gustavo Brandão, o grande destaque desta edição do ENAC foi o painel Histórias que inspiram, que mostrou o trabalho de profissionais abnegados que acolhem as pessoas sem nenhuma distinção.
Por Paulo Pinto / Global Sports
31 de dezembro de 2023 / Curitiba (PR)
Nesta entrevista, Gustavo Brandão, presidente do CREF9/PR, falou sobre a importância do ENAC 2023 e destacou os principais pontos do encontro realizado pelo Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4/SP).
“Mais uma vez tivemos a oportunidade de participar do ENAC em São Paulo, o grande evento que o CREF4/SP realiza e que em sua segunda edição trouxe nova proposta e roupagem diferente. Para nós foi uma oportunidade muito grande para troca de vivências e experiências com os colegas dos demais conselhos regionais.”
O dirigente paranaense entende que as discussões e palestras apresentaram alto nível, o que ratifica a qualidade do trabalho realizado pela gestão de eventos da entidade paulista, que completa 25 anos de existência.
“Para nós esta participação é muito importante, porque são em encontros como este que podemos ouvir os dirigentes de outros conselhos e, assim, dimenssionar a realidade da Educação Física em outros Estados. Depois, passamos a implementar no CREF9/PR tudo que é bem feito e proporciona mais qualidade aos nossos profissionais.”
Brandão acredita que, independentemente das inovações, é sempre importante encontrar dirigentes que zelam e fomentam, verdadeiramente, a prática da Educação Física no Brasil.
“Precisamos estar unidos em prol de uma Educação Física mais justa e dinâmica, buscando o desenvolvimento constante. Somente essa persistência nos faz chegar mais perto da perfeição e entender aquilo de que os profissionais que atuam na ponta precisam que façamos para impulsionar cada vez a nossa profissão.”
Com a maior delegação no encontro, depois de São Paulo, Gustavo explica que a inovação deve andar de mãos dadas com a evolução da qualidade.
“Buscamos melhorar sempre a qualidade de todos os serviços prestados pelo CREF9/PR, e a participação nesses grandes eventos atende a este anseio. Ficamos muito felizes por termos levado uma grande delegação, já que cada um de seus integrantes atua em um determinado segmento da nossa entidade. Fizemos este convite para que todos tivessem essa viência e desfrutassem essa troca de experiência com representantes de outros conselhos regionais.”
Ponto alto
O dirigente paranaense enfatizou que o grande destaque desta edição do ENAC foi o painel Histórias que inspiram, que revelou o trabalho de pessoas abnegadas que acolhem seres humanos sem nenhuma distinção, dedicando-se de corpo e alma ao desenvolvimento da profissão.
“Foi extremamente impactante conhecer de perto pessoas como a professora Maria Alice Corazza, pioneira no atendimento ao público da terceira idade no Brasil, e ver a qualidade do trabalho desenvolvido pelo professor Daniel Gusmão, que mostrou enorme conhecimento na área da gestão do esporte. Foi sem dúvida um momento encorajador e motivador. Mas a cereja do bolo foi vivenciar a adaptabilidade, a sensibilidade e a capacidade de superação do professor Júlio Gonçalves, de Rondônia. O trabalho que ele realiza é realmente instigador e inspirador.”
Brandão finalizou elogiando o painel Educação Física e Saúde, apresentado no primeiro dia do encontro pelos professores Márcio Marega e Paulo Spina, que desenvolvem importante ação na área da saúde.
“Volto para o Paraná feliz por conhecer a qualidade e a importância do trabalho realizado por dois gigantes da Educação Física na área da saúde. Márcio Marega e Paulo Spina mostraram a abrangência das funções dos Profissionais de Educação Física neste segmento.”
O professor Spina atua na área da saúde mental pelo SUS, diretamente no CAPs 3 Adulto/Paraisópolis, e é contratado pelo Hospital Albert Einstein. Já o professor Marega é formado em Educação Física há 30 anos e há 26 em fisioterapia. Faz 25 anos que atua em Educação Física dentro do ambiente hospitalar.
“Marega teve o privilégio de ter sido o primeiro PEF a trabalhar no Einstein, o maior hospital da América Latina e um dos 30 maiores do mundo”, contou Brandão. “O mais importante é que nesse período ele abriu caminho para outros profissionais no Einstein e em outras importantes instituições da saúde do Estado de São Paulo.”
“Ter a certeza de que já há várias decadas Profissionais de Educação Física vêm atuando nos mais diversos e importantes setores da área de humanas nos dá plena convicção da pluralidade e da enorme abrangência da nossa profissão”, finalizou o dirigente paranaense.
Além do presidente Gustavo Chaves Brandão, marcaram presença no ENAC 2023 Guilherme Stival Gaspari, vice-presidente; Clesio de Marins Prado, conselheiro e 2º tesoureiro; Emanuelle Stutz, diretora-executiva; Karen Ximarelli, supervisora administrativa; e os conselheiros Mauro de Sá Teixeira, Geraldo Wanderley Bezerra e Hélio Saldanha Júnior; Sabrina Viana, assessora contábil; Kauanne Saldanha, secretaria da presidência; Carlos Carvalho e Felipe de Carvalho.