CREF4/SP sedia primeira Conferência Livre de Saúde do FCAFS-SP

Nelson Leme, presidente do Conselho Regional de Educação Física © ASCOM / CREF4/SP

O evento contou com a presença de 12 conselhos da área da saúde, representados por 70 delegados, além da participação virtual de mais de 550 profissionais da área

Por ASCOM / CREF4/SP
2 de fevereiro de 2023 / São Paulo (SP)

Na última terça-feira (31), o CREF4/SP sediou a primeira Conferência Livre de Saúde do Fórum dos Conselhos Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo (FCAFS-SP). O evento contou com a presença de 12 conselhos da área da saúde, representados por 70 delegados, além da participação virtual de mais de 550 profissionais da área.

O encontro contou com a presença de 12 conselhos da área da saúde, representados por 70 delegados, além da participação virtual de mais de 550 profissionais da área © ASCOM / CREF4/SP

Marcado pelo tema Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia, o encontro objetivou formular diretrizes que subsidiarão a construção dos Planos de Saúde Municipal, Estadual e Nacional para o quadriênio 2024/2027.

Ana Lea Martins Lobo, representante do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS-SP) © ASCOM / CREF4/SP

No evento, foram desenvolvidas propostas sobre temas como políticas públicas e equidade, o papel do Controle Social e movimentos sociais para salvar vidas, a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para o fortalecimento do SUS e a garantia de direitos e defesa do SUS, da vida e da democracia.

“Ao pensarmos em políticas públicas como contexto geral e não fragmentos, garantimos a sinergia que a saúde necessita.”

Durante a abertura da conferência, o presidente do CREF4/SP, Nelson Leme (CREF 000200-G/SP), ressaltou a relevância da prática da atividade física para a saúde da população, a qual tem sido comprovada por meio de pesquisas relevantes.

Waldecir Paula Lima, atual presidente do FCAFS-SP e 2º tesoureiro do CREF4/SP © ASCOM / CREF4/SP

“Conclamo a este fórum para que pense na atividade física como política pública voltada à área da saúde, não apenas pela Educação Física, mas sim por todas as profissões que integram a área da saúde. Ao pensarmos em políticas públicas como contexto geral e não fragmentos, garantimos a sinergia que a saúde necessita”, afirmou Leme.

Foram apresentadas várias propostas sobre políticas públicas © ASCOM / CREF4/SP

A criação do evento surgiu a partir de uma conversa entre Waldecir Paula Lima (CREF 000686-G/SP), presidente do FCAFS-SP e conselheiro do CREF4/SP, e Maria Aparecida Malta, secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde (CES-SP).

Mario Charro, conselheiro do CREF4/SP © ASCOM / CREF4/SP

“A secretária me deu várias dicas e foi a ponte entre o FCAFS-SP e o CES-SP para realizarmos a conferência. A ideia teve amplo apoio no plenário e foi muito bem aceita a ponto de 12 dos 14 conselhos integrantes participarem presencialmente do evento. Os dois conselhos restantes marcaram presença de forma online. A participação foi extremamente significativa”, explicou Lima.

O CREF4/SP preside o FCAFS-SP há três anos © ASCOM / CREF4/SP

“A conferência proporcionou momentos de reflexão bastante proveitosos. Todos ali elogiaram muito a iniciativa de desenvolvermos o evento”, apontou o professor Waldecir Paula que, durante a abertura do encontro, ainda ressaltou o apoio do CREF4/SP, que tornou possível a reunião presencial.

Foi discutida a importância de ampliar o conhecimento dos membros das diversas profissões representadas com o objetivo de integrar o conhecimento do âmbito profissional © ASCOM / CREF4/SP

Em especial, o dirigente do fórum agradeceu ao representante do Conselho, o presidente Nelson Leme, pelo apoio do CREF4/SP na organização da conferência. “O CREF4/SP vem presidindo o FCAFS-SP há três anos e sempre apoiou incondicionalmente as nossas ações. Desta vez, não foi diferente. Foi fantástico o apoio dos colaboradores do CREF para a organização e o sucesso do evento, que foi muito bem avaliado pelos participantes.”

Participantes da primeira Conferência Livre de Saúde do FCAFS-SP ©️ ASCOM / CREF4/SP