01 de outubro de 2025

O CREF12/PE tem trabalhado ostensivamente pela valorização da Educação Física e em defesa da sociedade. Nos últimos 12 meses, a autarquia federal enviou ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF) 15 denúncias de diplomas falsos (tanto de licenciatura quanto de bacharelado), além de 218 solicitações às Instituições de Ensino Superior (IES) e Ministério da Educação de veracidade sobre a regularidade de diplomas.
Pessoas – sem formação e habilitação – que trabalhavam em diversos locais (públicos e privados) como academias, escolas, praças, em virtude do empenho do CREF12/PE, não estão mais no exercício ilegal da profissão. Algumas inclusive eram servidores efetivos (concursados), mas graças ao trabalho sério e eficiente do Conselho foram exoneradas (após o devido processo legal) e agora respondem criminalmente pelas infrações.
“O local de trabalho dos Profissionais de Educação Física, sejam licenciados ou bacharéis, é sagrado. Naturalmente, quaisquer espaços podem e devem ser objeto de regulação e fiscalização dos diversos órgãos. Entendo, portanto, ser uma aberração jurídica, moral e intelectual defender que um determinado local – seja escola, hospital, quartel, entre outros – não possa ser fiscalizado ou investigado por Ministério Público, Tribunal de Contas, Conselho Profissional, Polícia Civil ou Federal, por exemplo. A Lei é ou deveria ser para todos. Isso é fundamental para a sociedade e para a democracia. Infelizmente, nem todos agem com coerência e preferem discursos populistas e demagógicos”, ressaltou o Prof. Lúcio Beltrão (003574-G/PE), advogado e presidente do CREF12/PE.
Na escola, academia, parque, box, praia, condomínio, praça, clube, ou qualquer outro local, exija sempre a Cédula de Identidade Profissional (CIP) do seu professor!
Clicando AQUI você pode consultar o site do CREF12/PE para saber se o profissional está devidamente registrado e habilitado para exercer a profissão. AQUI você confere se o profissional está cadastrado no sistema CONFEF/CREFs.
01 de outubro de 2025
01 de outubro de 2025
09 de setembro de 2025