Conselheiro do CREF4/SP aponta a necessidade de priorização do exercício da ética profissional

Tadeu Corrêa apresentou vários posicionamentos interessantes sobre a formação e a área profissional da Educação Física © Global Sports

Segundo Tadeu Corrêa, as aulas de ética profissional em cursos superiores são imprescindíveis para a formação de Profissionais de Educação Física preparados para adentrar o mercado de trabalho

Por Helena Sbrissia e Paulo Pinto / Global Sports
26 de janeiro de 2022 / Curitiba (PR)

Em virtude da posse da nova diretoria do CREF4/SP, ocorrida em Sorocaba, o Conselheiro Tadeu Corrêa (CREF 001086-G/SP) apresentou vários posicionamentos interessantes sobre a formação e área profissional da Educação Física.

Discutir ética profissional não é novidade, pois trata-se de uma pauta antiga que serve de norteador das condutas pessoais e de entidades ligadas à Educação Física. Colaborar para que os profissionais busquem estar na mesma sintonia é um dos grandes desafios que envolve a área da atuação profissional, isto é uma questão que a atual gestão do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região/São Paulo (CREF4/SP) tem consciência. Segundo o Conselheiro Tadeu Corrêa a entidade ainda tem muito trabalho pela frente nesse sentido.

Mesa diretora na cerimônia de posse da nova diretoria do CREF4/SP © Global Sports

“A ética é a base do profissionalismo. Não podemos falar do profissional sem falar da ética. Quiçá todas as instituições de ensino superior tivessem disciplinas, programas ou aulas voltadas a ética e ética profissional – nós, da Comissão de Ética Profissional do Cref4/SP (CEP), não teríamos tanto trabalho. Dos profissionais submetidos à CEP, 99,9% desconhecem o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física, o nosso código, que define a postura e conduta necessária na execução de suas tarefas e, por isto, acabam sendo processados. Desta forma. não adianta um grande conhecimento de áreas específicas de atuação perante seus clientes, se não houver o devido conhecimento ético necessário para os fins a que se destina”, disse o Conselheiro durante a cerimônia.

Nelson Leme entende que a questão do código de ética deva ser levada diretamente ao Conselho Federal de Educação Física © Global Sports

Na mesma linha de pensamento o Conselheiro complementou sobre a importância da ética profissional para o processo de engrandecimento da Educação Física perante a sociedade:

“A ética é a base de tudo em toda e qualquer profissão, então, vamos ter muito trabalho, o que é perfeitamente normal, e por isso desejamos a participação do máximo de pessoas possíveis nas nossas reuniões do CEP. Infelizmente existem alguns pseudoprofissionais que em algum momento perderam o fio da meada no aspecto ético, mas nós iremos trabalhar com esforço e determinação para que esses casos sejam a absoluta minoria.”

No encontro, o Conselheiro Tadeu Corrêa enfatizou que a ética é a base de tudo em toda e qualquer profissão © Global Sports

A questão da ética profissional para o Profissional de Educação Física foi pauta em diversos momentos da cerimônia de posse da nova diretoria do CREF4/SP. O presidente Nelson Leme também lembrou que há uma falta de consciência profissional, principalmente levando em consideração que a Educação Física luta arduamente por um espaço dentro da área de saúde.

Para o dirigente, é necessária uma revisão do código de ética, principalmente em seu preâmbulo, e a questão deve ser levada diretamente ao Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).