CEO da Smart Fit revela os segredos para o sucesso no mercado fitness

Edgard Corona, CEO e fundador da Smart Fit © Arquivo

Palestra de Edgard Corona no Arnold Sports Festival foi acompanhada por empreendedores do setor.

Por Veridiana Joly / BRCOMM
9 de abril de 2024 / Curitiba (PR)

Quais são os segredos para ter sucesso no mercado de academias de musculação? Essa foi a pergunta que o CEO e fundador da Smart Fit, Edgard Corona, respondeu a uma plateia repleta de empreendedores do segmento durante sua participação no Arnold Sports Festival, na manhã deste sábado, 6 de abril.

Apoiando-se em uma experiência de mais de 27 anos no setor, o executivo compartilhou os cases que marcaram a trajetória de sucesso do grupo e destacou os pilares que têm sustentado seus movimentos ao longo dos anos.

Encontrar o core do negócio e ser eficiente

Ao comentar a alternância de erros e acertos que marcaram o processo de amadurecimento do modelo de negócios da Smart Fit, Corona chamou a atenção para um momento de virada do negócio: a hora em que o grupo abandonou a abordagem generalista para focar em entregar com excelência aquilo que fazia de melhor.

“Nossa estratégia passou a se concentrar sempre naquilo que precisamos eliminar para melhorar a entrega. Ao simplificarmos a oferta de modalidades e de planos, por exemplo, simplificamos também a recepção e começamos a passar uma mensagem mais direta para os potenciais clientes. Isso aumentou muito a nossa conversão”, contou o CEO da Smart Fit.

“Quando se trata de um grupo com mais de 1460 unidades, é fundamental que a visão central não seja imposta pelos membros da alta gestão, mas sim incorporada com seu significado por todos os colaboradores.”

Ainda neste sentido, Corona contou que este modelo ‘menos é mais’ de administração permitiu que o grupo se tornasse mais eficiente em termos financeiros, alcançando uma otimização significativa de custos sem perder a qualidade – característica que o levou a concretizar o propósito de ‘democratizar o fitness de alto padrão’, seu principal diferenciador no mercado.

“Nos Estados Unidos, 22% da população frequenta uma academia de musculação. No Brasil, este percentual é de aproximadamente 7%. Não tenho dúvida de que o poder de compra da população pesa nessa equação e, ao oferecer um modelo low cost e experiência wow, a Smart Fit age para transformar este cenário”, pontuou.

Cultura da empresa faz toda a diferença

Encontrar um modelo de negócios que faça sentido, porém, é, de acordo com Corona, apenas parte do trabalho. Segundo ele, sobretudo quando se trata de um grupo com mais de 1460 unidades, é fundamental que a visão central não seja imposta pelos membros da alta gestão, mas sim incorporada com seu significado por todos os colaboradores.

“A chave para construir essa cultura de pertencimento é se certificar que todos, de alguma maneira, estão fazendo a diferença na vida das pessoas. Além disso, é preciso ter números para mostrar de que maneiras e em que medida essa diferença está sendo feita”, recomendou.

Ainda sobre o tema da cultura, o CEO da Smart Fit salientou a importância da criação de um modelo em que os colaboradores se sintam empoderados a contribuírem com o aprimoramento dos processos, de modo que, quem está na ponta, possa trazer elementos impossíveis de serem identificados por aqueles que estão apenas na administração e não conhecem os detalhes do dia a dia.

“Boa parte dos nossos processos têm a mão daqueles que trabalham na recepção e no salão de musculação”, ilustrou Corona.

Troca com os pares é fundamental

Para encerrar sua reflexão sobre os pilares que têm ancorado o sucesso da Smart Fit, Edgard Corona reforçou a importância que a abordagem curiosa e colaborativa em relação a outros players do mercado tem desempenhado na trajetória do grupo.

O executivo afirmou que o tamanho do mercado permite que gestores de diferentes empresas possam visitar as academias uns dos outros a fim de trocar informações que possam enriquecer suas visões de mercado e gerar insights para novos movimentos estratégicos.

“Em 2023, por exemplo, eu visitei cerca de 270 academias no mundo. Encorajo a todos que façam isso. Sempre temos algo a aprender”, finalizou.

Sobre o Grupo Smart Fit

O Grupo Smart Fit detém as marcas de academias Smart Fit e Bio Ritmo, as marcas de academias Studios Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym e Jab House, além dos produtos digitais Total Pass e Queima Diária.

A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em dezembro de 2023, o número de clientes ativos chegou a mais de 4 milhões nas mais de 1400 unidades do grupo. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 15 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial.

https://www.aminovital.com.br