14 de abril de 2025

A busca por um serviço “bom, bonito e barato” é uma máxima para muitos consumidores. No universo fitness, isso não é diferente. É nesse cenário que o modelo de negócio de academia low cost (baixo custo) ganha cada vez mais evidência e espaço em um mercado tão concorrido, quanto o fitness.
Como o nome sugere, a academia low cost opera com um modelo de baixo custo, mas isso não significa um investimento menor para o empreendedor. O conceito está mais ligado à gestão e ao funcionamento da empresa do que ao valor inicial investido.
Numa academia low cost, o investimento mais alto é destinado para a infraestrutura e para os equipamentos, que demandam pouca manutenção. Além disso, o modelo opera com a terceirização de alguns serviços e um número reduzido de colaboradores.
“Apesar da mensalidade com valor mais baixo e simplicidade nos serviços oferecidos, a academia low cost não perde em qualidade – o contrário não justificaria tamanha evolução ano após ano. O modelo chegou há alguns anos para quebrar objeções relacionadas ao preço do exercício físico, o que garantiu uma ótima recepção do mercado” aponta Antonio Maganhotte, CEO da Tecnofit.
Entre os exemplos de sucesso desse modelo está a rede de academias Sou Mais, que possui mais de 11 anos de existência e mais de 12 unidades espalhadas por Curitiba e Região Metropolitana no Paraná.
“Escolhi esse modelo de negócio, pois não tinha uma academia na minha vila. Foi uma necessidade, porque eu gostava de treinar. Entre os principais benefícios em gerir um negócio no modelo low cost é que depois que você tem sua academia e equipamentos pagos, sua lucratividade se torna grande, pois não há investimento em produtos”, é o que comenta Patrick Baptista, CEO da Rede de Academias Sou Mais.
Atualmente, as opções de investimento em academias de baixo custo são amplas e diversificadas. Contudo, para determinar se essa é a melhor escolha para o seu negócio, é essencial compreender profundamente as necessidades da sua operação e ter acesso às ferramentas de gestão necessárias para alcançar bons resultados.
As academias low cost promovem a autonomia dos alunos, oferecendo recursos como aplicativos, equipamentos numerados e espaços de fácil utilização, de modo que a necessidade de uma equipe permanente para assistência individual seja minimizada.
Essas academias, em geral, se concentram em uma oferta restrita de serviços, como musculação e aulas regulares de atividades como dança ou spinning. Serviços adicionais, como massagem, sauna ou treinamento personalizado, costumam ser disponibilizados de forma terceirizada, com custos extras.
O modelo low cost surgiu com o objetivo de proporcionar acesso a atividades físicas de qualidade a um público mais amplo, mantendo preços acessíveis. Além disso, muitas dessas academias oferecem planos flexíveis, permitindo que os alunos alterem ou cancelem seus contratos sem penalidades pesadas.
É comum também que as academias de baixo custo tenham grande variedade de planos, desde os mais simples até os mais completos, com diferentes benefícios agregados, como estacionamento, acesso a spa e aulas extras, de acordo com a opção escolhida.
A Tecnofit é mais do que uma plataforma de gestão, é uma parceira estratégica para negócios fitness. Líder de mercado no Brasil, tem como compromisso a evolução contínua do segmento fitness, desenvolvendo tecnologias que atendem às necessidades de academias, estúdios, boxes de CrossFit, personal trainers e organizadores de campeonatos.
Seja para aqueles pequenos negócios que estão começando ou grandes empresas que já possuem uma operação consolidada, a Tecnofit proporciona as ferramentas direcionadas a simplificar processos, aumentar a eficiência operacional e maximizar os resultados financeiros.
14 de abril de 2025
09 de abril de 2025
08 de abril de 2025