Crivella sanciona lei que reconhece a prática de exercício físico como essencial para a população

Felipe Michel, Marcello Crivela e Ernani Conturci © Divulgação

O PL sancionado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, estabelece que em tempos de pandemia a atuação dos profissionais de Educação Física deve ser considerada imprescindível

Por Paulo Pinto
28 de novembro de 2020 / Curitiba (PR)

Os profissionais de Educação Física da cidade do Rio de Janeiro obtiveram importante conquista nesta semana, com o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Marcelo Crivella.

De autoria dos vereadores Felipe Michel (Progressistas), Dr. Jairinho (Solidariedade) e Carlos Bolsonaro (Republicanos), o Projeto de Lei 1929/2020 reconhece em seu artigo 1º a prática de atividade e exercícios físicos como essenciais para a saúde da população carioca, mesmo em tempos de crise ocasionados por moléstias ou catástrofes contagiosas.

Vereador Felipe Michel, prefeito Marcelo Crivella e Ernani Conturci, dirigente do CREF1/RJ-ES exibem o PL1929/2020 sancionado © Divulgação

O projeto de lei foi apresentado ao prefeito Marcello Crivella pelo vereador reeleito Felipe Michel e o professor Ernani Conturci, renomado dirigente do CREF1/RJ-ES.

Crivella revelou a certeza de estar fazendo o melhor para a população carioca. “Estou tendo o prazer de estar ao lado de dois importantes representantes da Educação Física nacional e municipal: professor Ernani Contursi, um dirigente que sempre esteve comigo no Senado Federal, advogando em favor de grandes causas, não só da Educação Física, como também da saúde pública, já que todos aqueles que fomentam a atividade física, também promovem a saúde”, disse o prefeito carioca, que destacou a presença e a atuação de Felipe Michel, vereador carioca reeleito pelo Progressistas.

“Destaco também a atuação de Felipe Michel, vereador reeleito com espetacular votação, que durante seu primeiro mandato apresentou vários projetos em prol da atuação dos profissionais de Educação Física e do esporte, o que culminou na apresentação deste PL que prevê que em tempos de pandemia a educação física tem de ser considerada atividade imprescindível, uma atividade importante que não pode parar. Além de estarem cientificamente comprovados os inúmeros benefícios que a atividade física proporciona no combate à covid-19, a prática esportiva combate a depressão e a ansiedade, diminuindo expressivamente a taxa de suicídio. Estamos sancionando um projeto espetacular para a saúde pública. Congratulo o vereador Felipe Michel e o professor Ernani, por esta importante iniciativa”, concluiu Crivella.

Ernani Conturci e Felipe Michel comemoram a importante conquista da Educação Física carioca © Divulgação

Felipe Michel salientou a importância do PL 1929/2020. “Agradeço ao prefeito Marcelo Crivella que, contrariando a decisão de quase todos os prefeitos e governadores brasileiros, teve sensibilidade para compreender a importância da atuação dos profissionais de Educação Física durante a pandemia. Acredito que, após a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte na cidade do Rio de Janeiro, esta seja a iniciativa mais importante para aqueles que têm na prática esportiva um estilo de vida e uma forma de se precaver de doenças e distúrbios causados pelo sedentarismo”, disse o vereador reeleito.

A PL1929/2020 publicada no Diário Oficial © Divulgação

Legado e responsabilidade

Ernani Conturci enfatizou a grande oportunidade que a Educação Física do Rio de Janeiro terá para pôr em prática o protagonismo reivindicado pelos dirigentes dos principais CREFS do Brasil.

“A sanção deste projeto de lei certamente é um marco para a Educação Física carioca e nacional. Marcello Crivella mostrou sensibilidade e coerência apoiando uma iniciativa tão importante para a população da cidade do Rio de Janeiro. O prefeito nos está legando uma responsabilidade enorme e a oportunidade única de transformarmos definitivamente nossas academias em centros de saúde”, expôs o dirigente.