31 de julho de 2025

O programa Academia da Saúde tem sido considerado uma importante estratégia no âmbito da atenção primária à saúde no Brasil. Entretanto, existem poucas evidências sobre quais e como práticas profissionais têm sido desenvolvidas como forma de operacionalizar processos no programa.
Com o objetivo de analisar o trabalho de promoção da saúde numa unidade do programa Academia da Saúde de Lajeado, no Rio Grande do Sul, o estudo adotou uma abordagem qualitativa e o método de pesquisa da teoria fundamentada em dados.
Participaram do estudo uma profissional de Educação Física (32 anos), uma coordenadora de centro de saúde (41 anos) e oito usuários (dois homens e seis mulheres, 30-69 anos). Os dados foram coletados por meio do trabalho de campo condensado, envolvendo entrevistas e observação não-participante das atividades coletivas.
Utilizando a teoria da salutogênese, a análise qualitativa gerou os resultados sobre os elementos do trabalho de promoção da saúde, a saber: cuidado holístico, uso da diversificação em atividades cognitivas, psicossociais e físicas, desenvolvimento de habilidades e capacidades que serviram como recursos de saúde, e a ocorrência de resistências e desafios no programa.
Além disso, os resultados ofereceram exemplos práticos de possibilidades para mobilizar o processo de promoção da saúde, o que representa uma contribuição significativa para o conhecimento sobre o trabalho na área. O estudo pode subsidiar intervenções futuras e a formação profissional, indicando caminhos alternativos para profissionais e estudantes de graduação ampliarem o escopo das ações de promoção da saúde para além da dimensão biofísica.
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