01 de dezembro de 2025
Estudos mostram que a caminhada é um exercício de baixo impacto com alto impacto na saúde do cérebro © Drazen Zigic/ND
Pessoas com mais de 60 anos não podem deixar de se exercitar, não apenas pelo fortalecimento muscular, mas também pelo bem do cérebro! Uma pesquisa de Harvard mostrou que a caminhada tem efeitos incríveis na memória e na função cognitiva.
A caminhada é muito benéfica para pessoas com mais de 60 anos, pois aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que ajuda a melhorar a memória, a atenção, o raciocínio e a velocidade de processamento de informações.
Diversos estudos mostraram que caminhada regular pode ajudar a proteger contra o declínio cognitivo relacionado à idade, principalmente em pessoas com mais de 60 anos, incluindo a demência e a doença de Alzheimer. Além disso, a caminhada pode estimular a neurogênese, o crescimento de novas células cerebrais no hipocampo, importante para a consolidação de memórias durante o sono.
Outro estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, revelou que apenas 10 minutos diários de exercício leve são suficientes para aprimorar a capacidade de armazenamento e recordação de memórias.
A caminhada também tem um efeito calmante e ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que é extremamente prejudicial ao cérebro e pode minar a memória.
OUTRAS ATIVIDADES PARA MELHORAR A MEMÓRIA
01 de dezembro de 2025
25 de novembro de 2025
21 de novembro de 2025