01 de fevereiro de 2025
Musculação auxilia no combate aos sintomas da fibromialgia
Modalidade contribui para a redução da dor crônica, melhora a qualidade do sono e traz benefícios à saúde mental, tornando-se uma aliada no enfrentamento dos sintomas da doença.
Fonte Veridiana Joly / BRCOMM
8 de novembro de 2024 / Curitiba, PR
Quem já ouviu falar da fibromialgia, sabe que as dores crônicas no corpo são um de seus principais sintomas. Sendo assim, será que as pessoas acometidas por ela podem praticar exercícios físicos como a musculação? De acordo com especialistas, a resposta é: não só podem, como devem. Isso porque estudos têm comprovado que a modalidade consiste em um dos tratamentos mais viáveis para a doença.
Nos últimos anos, estudos como o publicado em 2023 pela Revista Brasileira de Medicina do Esporte têm ressaltado os impactos positivos da musculação na melhora da qualidade de vida dos indivíduos com fibromialgia. Dentre outros fatores, esses trabalhos mostram que a modalidade produz efeitos como a diminuição da dor e dos distúrbios relacionados ao sono.
Habituado a receber alunos desse perfil nas academias da Smart Fit, o treinador Bruno Silva afirma que essa conclusão teórica é frequentemente comprovada na prática. Apesar disso, ele salienta que a qualidade dos resultados está intimamente atrelada à assertividade dos treinadores na hora de prescrever o treino.
“O trabalho com esses alunos é desafiador, pois, na grande maioria das vezes, eles apresentam alta sensibilidade à dor, o que acaba dificultando a tarefa de convencimento quanto à importância de se manter consistente nos treinos”, afirmou Silva, antes de dar dicas para eliminar essa barreira.
“Por isso, eu recomendo sempre partir de uma intensidade mais baixa, com cargas menores, focando bastante no volume de repetições. Depois, com o aluno já mais adaptado, pode-se progredir para o aumento da intensidade, estabilizando em séries que ficam entre 10 e 12 repetições”.
Além do ajuste de intensidade, Silva pontua que a escolha dos exercícios é fundamental. Segundo ele, trabalhos multiarticulares envolvendo grandes grupos musculares como o supino e o agachamento tendem a produzir resultados mais satisfatórios, sobretudo no início do programa de treinos.
Quer reduzir os sintomas da fibromialgia com a musculação? Confira abaixo e no vídeo as dicas do treinador Bruno Silva:
Executar 2x por semana