17 de dezembro de 2024
Na contramão do varejo, setor fitness “ignora” recuperação judicial e vê Smart Fit próxima à compra da Velocity
Smart Fit anuncia intenção de aquisição da Velocity, rede de academia premium, voltada a treinos de bike indoor.
Fonte Natasha Guerrize / M2 Comunicação Jurídica
26 de junho de 2024 / Curitiba (PR)
Os mercados de lifestyle e fitness ficaram movimentados, no início da semana, com o anúncio da Smart Fit (SMFT3) confirmando a intenção de compra da Velocity, academia segmentada em aulas funcionais de bike indoor. Com a notícia, as ações da empresa chegaram a subir quase 1% cotadas a R$ 22,04.
Fato é que, na contramão de setores prejudicados pós-pandemia da COVID-19 (tais como o varejo e o agronegócio), o fitness teve um franco crescimento. Um estudo realizado pela TecnoFit, uma das maiores plataformas de gestão dessa área no Brasil, o número de matrículas em academias subiu 18% em 2022.
Para Fernando Canutto, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Societário, a aquisição da Velocity pela SmartFit representa um movimento estratégico significativo no mercado. “Essa compra permite à Smart Fit consolidar sua liderança no setor, expandindo sua presença e oferta de serviços de alta qualidade, com a incorporação da Velocity, que é conhecida por suas academias premium, ampliando sua base de clientes e integrando novos públicos ao seu portfólio”, destacou o advogado.
A possível aquisição da Velocity pela Smart Fit, de acordo com o especialista, traz expansão de mercado, diversificação de serviços e fortalecimento da marca.
“Enquanto outros setores enfrentam dificuldades e altos índices de recuperação judicial (RJs), o setor fitness tem mostrado resiliência e crescimento. A pandemia do covid-19 acelerou a conscientização sobre a importância da saúde, impulsionando a demanda por serviços de fitness e bem-estar. A Smart Fit, por exemplo, conseguiu aumentar sua base de clientes durante a pandemia ao adaptar seus serviços para o formato online e diversificar suas ofertas”, avalia Canutto.
Estratégias empresariais
Mesmo que o cenário econômico brasileiro esteja apresentando altas taxas de juros, boas estratégias empresariais e jurídicas podem auxiliar no processo de aquisições.
“As altas taxas de juros geralmente tornam o financiamento mais caro, o que poderia dificultar aquisições. No entanto, empresas como a Smart Fit, que apresentam um crescimento robusto e uma base de clientes crescente, conseguem mitigar esses efeitos por meio de diversas estratégias”.
Entre as estratégias, o especialista destaca o fluxo de caixa sólido, quando empresas com forte geração de caixa podem financiar aquisições sem depender tanto de empréstimos externos. Outro ponto favorável à Smart Fit é ter o apoio de grandes investidores, como a Pátria Investimentos e o Fundo Soberano de Singapura, que fornecem o capital necessário para continuar suas expansões.
“Com uma base de clientes grande e crescente, a empresa pode negociar melhores condições de financiamento e utilizar economias de escala para reduzir custos operacionais”, acrescenta.
Aspectos Jurídicos da Aquisição
Fernando Canutto ressalta a importância da conformidade regulatória no processo de aquisição de empresas. “A aquisição deve passar por aprovações regulatórias, especialmente se aumentar significativamente a participação de mercado da Smart Fit. Além disso, a integração de contratos de trabalho, aluguel de espaços e fornecimento de equipamentos deve ser feita de maneira cuidadosa para evitar litígios”.
A migração de clientes da Velocity para a Smart Fit também deve respeitar os direitos dos consumidores, garantindo que os serviços contratados sejam mantidos ou melhorados. Outro aspecto destacado pelo especialista é a própria marca Velocity e quaisquer patentes ou tecnologias associadas, que precisam ser geridas para evitar problemas de propriedade intelectual.