Dirigentes de CREFs vão a Brasília para assegurar melhores condições para os Profissionais de Educação Física

Gustavo Brandão, Rubens Bueno II e Eduardo Stremel © Arquivo

Com uma agenda bastante diversificada, a comitiva visitou os ministérios da Educação e do Esporte, além de encontrar-se com membros da representação do Paraná em Brasília.  

Por Paulo Pinto / Global Sports
29 de fevereiro de 2024 / Curitiba (PR)

No dia 21 de fevereiro o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado do Paraná (CREF9/PR), Gustavo Chaves Brandão, participou da comitiva formada por presidentes e representantes de diversos conselhos regionais integrantes do sistema CONFEF/CREFs. Na delegação estavam dirigentes de Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco e Paraná. Preocupados com o presente e o futuro da Educação Física no Brasil, eles encaminharam pautas voltadas aos interesses dos profissionais da área.

Reunião no Ministério da Educação © Arquivo

Uma das reuniões mais importantes ocorreu no Ministério da Educação (MEC), onde foram recebidos por Daniela Costa, assessora parlamentar. No encontro foi discutido o aumento da carga horária de Educação Física na educação básica. Além disso, Gustavo Brandão e os demais dirigentes enfatizaram a necessidade imprescindível de incluir a Educação Física no currículo do ensino médio.

Humberto Aparecido Panzetti e Rialdo Tavares © Arquivo

Ainda no MEC, a comitiva teve a oportunidade de abordar a questão do ensino a distância (EAD) na área da Educação Física. Tema importante, mas que tem gerado muita controvérsia entre os gestores do sistema CONFEF/CREFs

Outro ponto alto da agenda foi a reunião no Ministério do Esporte, onde os dirigentes dos CREFs foram recebidos pela secretária nacional de Esporte de Alto Desempenho, Iziane Castro Marques, e pelo secretário nacional de Futebol, Athirson Mazzoli. Nesse encontro, foi proposto um termo de cooperação técnica para capacitação profissional, visando a fortalecer ainda mais a atuação dos profissionais de Educação Física.

No MEC foi discutido o aumento da carga horária de Educação Física na educação básica © Arquivo

A sugestão da criação do termo de cooperação técnica foi uma iniciativa de Gustavo Brandão, dirigente do CREF9/PR que mantém parceria semelhante com a Secretaria de Esporte do Estado do Paraná.

“Nosso secretário Hélio Renato Wirbiski é um gestor público dinâmico, com uma visão bastante ampla da pasta que dirige. Essa parceria que existe desde o ano passado já rendeu muitos frutos, como a gestão bilateral de eventos grandiosos e a viabilização de projetos ambiciosos. Temos também compromisso de cooperação técnica firmado com a Secretaria Estadual da Educação, e a proposta apresentada agora ao Ministério do Esporte visa à capacitação e à atualização técnica dos Profissionais de Educação Física. Esperamos, agora, que seja firmada parceria no âmbito federal.”

Nelson Leme conversa com Daniela Costa © Arquivo

Os dirigentes estiveram ainda com o secretário Rubens Bueno II, da representação do Paraná em Brasília, em busca de auxílio do governo do Paraná e do governador Ratinho Júnior para o andamento das pautas de valorização dos Profissionais de Educação Física.

Avaliação das pautas

1 – Aumento da carga horária de Educação Física na educação básica:
A comitiva priorizou essa discussão no Ministério da Educação, enfatizando a importância vital da Educação Física no currículo escolar, especialmente no ensino médio. O objetivo é garantir a prática regular de atividades físicas nas escolas, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos estudantes.

Encontro no Ministério da Educação © Arquivo

Brandão avalia que a Educação Física não é uma disciplina complementar, mas sim fundamental para o desenvolvimento integral dos jovens. “Além de promover a saúde física, ela estimula o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, contribuindo para a formação de cidadãos mais saudáveis e equilibrados.”

O foco na ampliação da carga horária no ensino médio, para o dirigente do CREF9/PR, é uma questão estratégica, pois é nessa fase que os estudantes atravessam um período crucial de desenvolvimento físico, emocional e social. “Aumentar a presença da Educação Física nesse nível educacional pode impactar positivamente a saúde e o estilo de vida dos jovens, prevenindo doenças e promovendo hábitos saudáveis a longo prazo.”

Dirigentes dos Crefs com a equipe do Ministério da Educação © Arquivo

Esses pontos, segundo Brandão, destacam a importância e os benefícios significativos do aumento da carga horária de Educação Física na educação básica, evidenciando seu papel fundamental na formação e no desenvolvimento dos estudantes.

2 – Questão do ensino a distância (EAD) na área da Educação Física:
Foram abordadas preocupações e propostas relacionadas ao ensino remoto na Educação Física, visando a garantir a qualidade e a eficácia do ensino nesse formato.

Iziane Marques e Athirson Mazzoli recebem a comitiva dos Profissionais de Educação Física no Ministério do Esporte © Arquivo

Brandão enfatiza que o contexto do ensino remoto na Educação Física apresenta desafios únicos, pois muitas atividades práticas e interativas são essenciais para o aprendizado nessa disciplina. Discutir preocupações relacionadas ao EAD na Educação Física evidencia a necessidade de adaptações curriculares e metodológicas para garantir uma experiência de aprendizado eficaz e significativa.

Iziane Marques e Gustavo Brandão © Arquivo

“Ao abordar a qualidade e a eficácia do ensino remoto na Educação Física, busca-se assegurar que os estudantes continuem recebendo uma educação de alto padrão, mesmo num formato não convencional. Isso envolve não apenas a transmissão de conteúdo teórico, mas também a criação de estratégias inovadoras para engajar os alunos em atividades práticas e promover a aprendizagem ativa e participativa.”

Ao considerar o ensino remoto, é crucial abordar questões de acesso e inclusão, garantindo que todos os estudantes, independentemente de suas circunstâncias ou recursos disponíveis, tenham a oportunidade de participar plenamente das atividades educacionais. Isso pode envolver o fornecimento de materiais adaptados, suporte técnico e estratégias diferenciadas para atender às necessidades individuais dos alunos.

No Ministério do Esporte foi proposto um termo de cooperação técnica para capacitação profissional, visando a fortalecer ainda mais a atuação dos profissionais de Educação Física © Arquivo

3 – Termo de cooperação técnica para capacitação profissional:
No Ministério do Esporte, foi proposto um termo de cooperação técnica com o objetivo de fortalecer a capacitação dos Profissionais de Educação Física, com o objetivo de aprimorar ainda mais a atuação deles, especialmente no contexto esportivo de alto desempenho.

O presidente do CREF9/PR entende que o foco na cooperação técnica para capacitação dos Profissionais de Educação Física ressalta a importância de investir no desenvolvimento contínuo desses profissionais. “Ao fortalecer suas habilidades e conhecimentos, é possível garantir uma atuação cada vez mais qualificada e eficaz, beneficiando não apenas os profissionais, mas também a sociedade e atletas que serão atendidos.”

Os dirigentes Gustavo Brandão, Eliana de Mattos, Aída de Andrade e Rialdo Tavares no Ministério do Esporte © Arquivo

Para Brandão, a proposta de capacitação direcionada ao contexto esportivo de alto rendimento reconhece a complexidade e as demandas específicas desse ambiente. Ao oferecer oportunidades de formação e aprimoramento nesse campo, busca-se preparar os Profissionais de Educação Física para enfrentar os desafios e maximizar os resultados no apoio aos atletas e equipes de elite.

“A busca pelo aprimoramento da atuação dos profissionais de Educação Física por meio da cooperação técnica resulta em melhoria geral da qualidade dos serviços oferecidos. Profissionais mais capacitados têm condições de oferecer um suporte mais eficiente e especializado, impactando positivamente no desempenho e no desenvolvimento dos atletas, assim como na promoção da saúde e do bem-estar da população em geral.”

Iziane Marques e Nelson Leme © Arquivo

4 – Articulação com o governo do Paraná:
O encontro com o secretário Rubens Bueno II teve como foco obter apoio do governo do Paraná e do governador Ratinho Júnior para as pautas de valorização da classe dos Profissionais de Educação Física junto à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

Brandão lembra que, ao direcionar esforços para obter apoio governamental, demonstra-se o compromisso em valorizar e reconhecer a importância da classe dos Profissionais de Educação Física. Esse reconhecimento não apenas fortalece a identidade profissional, mas também contribui para elevar o status e a visibilidade da área da Educação Física como um todo.

A comitiva de dirigentes dos Crefs no escritório da representação do Paraná em Brasília © Arquivo

“O foco em buscar apoio no Congresso Nacional ressalta a importância da articulação política para promover mudanças e avanços significativos na legislação e nas políticas relacionadas à Educação Física. Essa estratégia visa a influenciar decisões e garantir a representatividade dos interesses da classe em nível legislativo. Isso pode resultar em leis, políticas públicas e investimentos que promovam o desenvolvimento e a valorização da profissão.”

Comprometimento

Na avaliação de Gustava Brandão, esses encontros demonstram o compromisso e a união da nova geração de representantes da Educação Física em buscar constantemente de melhorias e avanços para os Profissionais de Educação Física.

Dirigentes dos Crefs com a equipe da representação do Paraná em Brasília © Arquivo

“O grupo de dirigentes que foi a Brasília levou diversos temas para serem apresentadas nos ministérios da Educação e do Esporte. Todas as pautas discutidas são prioritárias para o momento presente e o futuro da nossa profissão, que, após a promulgação da nova Lei do Esporte, teve vários pontos revistos, o que resultou em prejuízo para a profissão e para o profissional.”

“Essas ações demonstram o comprometimento dos representantes da Educação Física em buscar melhorias e avanços constantes para a profissão, tanto em nível nacional quanto regional. A atuação conjunta busca assegurar o reconhecimento e a valorização dos profissionais, bem como garantir a qualidade do ensino e o acesso democrático à prática de atividades físicas para toda a população”, garante o dirigente paranaense.

Gustavo Brandão e Athirson Mazzoli © Arquivo

Foram a Brasília os seguintes dirigentes: Gustavo Chaves Brandão, presidente do Cref4/SP; Nelson Leme, presidente do Cref4/SP; Eduardo Stremel, relações internacionais do Cref9/PR; Aída Alves de Andrade, tesoureira do Cref12/PE; Paulo Ferreira da Silva Júnior, presidente do Cref10/PB; Eliana de Mattos Carvalho, presidente do Cref11/MS; Nicole Christine de Azevedo Silva, presidente do Cref7/DF; Rogério Jean Moura Gonçalves, presidente do Cref13/BA; Lyndon Johnson de Azevedo Furtado, presidente do Cref8/AM-AC-RO-RR; Paulo Rogério Maes Júnior, presidente do CREF3/SC; Rialdo Tavares, 1º vice-presidente do Cref4/SP; Emanuel Diniz de Araújo, 1º vice-presidente do Cref10/PB; Patrick Aguiar, 2º vice-presidente do Cref7/DF; Humberto Aparecido Panzetti, 2º vice-presidente do Cref4/SP; e Thiago Medeiros, assessor de assuntos legislativos do Cref4/SP.

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